Abandonware

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Abandonware é um software comercial, de propriedade de alguma empresa, mas que, por algum motivo, foi abandonado pela mesma.

Então ficamos assim: imagina que você trocou de computador, perdeu ou danificou o CD original daquele jogo ou utilitário que você adorava, ou ouviu falar de um programa maneiro, e resolve comprar o produto.

Não tem, porque o dono do produto não vende mais.

Tá, então você tenta baixar uma versão freeware.

Não pode, porque o dono não deixa.

Este é um abandonware: não importa o que você faça, não existe nenhuma forma legal de você conseguir o software.

Exemplos de abandonware:

  • Jogo X na versão 1.0 quando o desenvolvedor lançou a versão 3.0
  • sistemas operacionais quando a mega-empresa quer forçar a barra para você migrar para a versão nova cheia de bugs e que consome dez vezes mais memória e HD que a anterior

Baixar abandoware é pirataria?

Moralmente, não, porque se o dono do produto não tem mais interesse comercial nele, você não está prejudicando ninguém - de certa forma, está até beneficiando, porque o abandonware pode servir como propaganda da versão nova.

Mas a lei brasileira é muito escrota, está sempre protegendo as grandes empresas e procurando motivos para cercear a liberdade de expressão, então, pela lei, provavelmente baixar um abandonware é tão criminoso quanto comprar no camelô um Windows pirata ou baixar de um site de putaria a Playboy da gostosa (o que também não quer dizer porra nenhuma, porque esta é uma lei que não pegou - você conhece alguma pessoa que tenha tido problema legal por causa disso?)