Acessibilidade

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Acessibilidade é a aplicação da filosofia da inclusão à Internet. Pela acessibilidade, todo site deve ser acessível a pessoas com qualquer nível de deficiência.

A Wikipédia também tem este conceito, conforme Wikipedia:Acessibilidade, e aí já começa logo a mostrar seu lado escroto e preconceituoso: na Wikipédia, a Acessibilidade é apenas para deficientes físicos, visuais e auditivos, em total discriminação contra deficientes mentais, deficientes culturais e deficientes cognitivos (por exemplo, pessoas que tem a Síndrome de Asperger, que não conseguem reconhecer ironias).

Um dos projetos da Wikipédia é prover audio-descrições dos artigos, mas a quantidade irrisória destes artigos mostra que este é um projeto "para inglês ver". Aliás, este é um projeto praticamente inútil, já que os milhares (se é que não são milhões) de cegos que usam rotineiramente a Internet estão cagando para a audio-descrição, porque já possuem softwares que transformam o texto escrito em texto falado, ou terminais que geram o código Braille. O que o cego precisa para ver páginas da Internet é que se coloquem descrições adequadas nas imagens, e que demais informações puramente visuais tenham indícios extras para permitir a sua compreensão.

Ligação externa[editar]


Wiki-busi.png
Wikipédia, a enciclopédia livre

Pessoas Projetos irmãos Políticas e recomendações Outros

ver fechar