Acesso FTP (MediaWiki)

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Acesso FTP é um privilégio que um (ou poucos) caras tem, são os caras que realmente ownam a wiki.

Uma wiki normal, que roda o programa MediaWiki, tem vários níveis de acesso, ou seja, cada um pode fazer alguma coisa, com o poder máximo restrito a um ou poucos fodões, que o distribuem aos outros.

Assim, temos o usuário comum, que pode vandalizar, mover artigos, escrever predefinições confusas, e um monte de outras merdas, que dão trabalho para corrigir, mas não são fatais. Acima destes, tem os administradores, que podem bloquear quem eles quiserem, apagar artigos, criar namespaces, mas que, se fizerem merda (e, como a Wikinet, além de ser um site que divulga muita putaria, também sua função social e educativa, e ensina um administrador novato a não fazer muita merda: Ajuda:Wiki administration for dummies) podem perder todos estes privilégios. Quem tira ou dá privilégios aos administradores são os burocratas, que também tem acesso a um monte de outras porras, e podem praticamente tirar a wiki do ar.

Mas o burocrata não é quem manda nesta porra. Não sei qual é o nome, mas o verdadeiro dono da wiki é o cara que tem acesso FTP. O acesso FTP significa que este cara vê a wiki como se fosse um diretório do seu computador, ou seja, enquanto os demais mortais (usuário comum, administrador e burocrata) só podem fazer merda na wiki através da interface criada pelo MediaWiki, o cara que tem acesso FTP pode fazer diretamente, baixa o arquivo que quiser, usando o tradicional FTP, uma merda que foi inventada na época da ARPANET para facilitar o arquivamento de pornografia, edita da forma que quiser, e depois sobe a porra de volta (outro FTP).

Como é óbvio, a maioria dos arquivos críticos da wiki não são acessíveis ao burocrata, apenas ao filho da puta que tem acesso FTP, são, por exemplo, os arquivos LocalSettings.php, AdminSettings.php e JavaScript.php.

Bom, agora que você sabe realmente quem manda nesta porra, da próxima vez que algum administrador babaca der uma de fodão para cima de você dizendo que ele tem pau grande e você não tem, pergunta a ele se ele pode consertar algum erro no arquivo JavaScript.php. O babaca vai logo, logo, ver que o pau dele ainda tem muito que crescer para ele poder se achar o foda.

Ligações externas[editar]

  • Não tem! Legal, né? Tem uma porrada de sites que explicam um monte de merda, vários falam sobre o acesso FTP, mas nenhum filho da puta parou 10 minutos para escrever um bom tutorial explicando que porra é esta de acesso FTP. Mais uma vez, a Wikinet está cumprindo uma grande lacuna na cultura mundial!
  • Chega a ser grotesco ver a merda que está no MediaWiki.org (a wiki do MediaWiki), porque os babacas escrevem um artigo sobre a porra do LocalSettings.php mas, em nenhum momento, esclarecem como se faz para editar esta porra, então todo mês aparece algum administrador ou burocrata desesperado que não consegue editar: ver aqui.

MediaWiki.png
Projetos wiki e temas relacionados

Projetos: Wikimedia Wikis de "humor" Fandom Wikifarms Outras
Outras babaquices: Funções Conceitos Arquivos do MediaWiki Listas

ver fechar