Adherents

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Cristãos são o maior grupo religioso do mundo, representando 33% da população mundial

Adherents é o site National & World Religion Statistics - Church Statistics - World Religions, dedicado às várias religiões do mundo. O site é americano, então existe uma puxação de brasa para dados sobre coisas americanas, porém, de modo geral, o site tem dados sobre outros países também.

Como explicado na FAQ do site, http://www.adherents.com/adh_faq.html , o site é basicamente o trabalho de um maluco, Preston Hunter, que tentou fazer várias coisas na vida mas foi FAIL em todas. Dá uma olhada no currículo impressionante dele: programador de computadores, foda em SQL, C/C++, AppleScript e outras merdas menos famosas, pesquisador biomédico e genético, trabalhou em várias empresas, formado em Biologia, Linguística e Ciência da Computação. Porra, quem faz tantas coisas assim só pode fazer tudo isso mal feito!

Ele começou coletando estatísticas sobre as religiões, e resolveu montar um site para ver se ganhava dinheiro com isso (foi em 1999, em pleno crescimento da Bolha da Internet). Desde então, o site continua de pé, mas agora só esporadicamente são feitas edições.

O site trata apenas de religiões, mas coloca a palavra no contexto de significância estatística e sociológica. Ou seja, ele certamente classifica como religiões as crenças mais comuns, e coloca em um tipo de limbo crenças que tem elementos de religiões mas em que faltam outros, como o Vegetarianismo, Comunismo, Feminismo ou Alcoólicos Anônimos. Basicamente, se, quando você diz que um determinado grupo é uma religião, e o cara do grupo ri de você (ou seja, é o caso das louras burras ou o fã clube do Michael Jackson - o que mostra que ele não atualiza o site desde que Michael Jackson morreu), então o grupo não é uma religião, mas, se o cara fica puto e diz que não é, então é porque pode ser: http://www.adherents.com/misc/adh_altrelig.html

Um dos dados mais importantes (e assustadores) do site é a classificação das religiões por número de aderentes, http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.html . Puta que pariu, como pode ter 500.000 cientologistas, uma religião que foi criada como sátira? Tudo bem, até entendo os 600.000 rastafaris, é uma forma de, quando você for pego pela polícia fumando maconha, alegar que você está cultuando Jah através da sua erva sagrada, mas como justificar 1 milhão de neo-pagãos? É só para comer bruxinhas porra-loucas?

O site também tem alguns artigos curiosos, como uma discussão sobre a religião de Hiro Nakamura, o japonês viajante do tempo na série Heroes, http://www.adherents.com/lit/comics/Hiro_Nakamura.html

De modo geral, o site parece um bom ponto de partida para o pesquisador sobre religiões. Mas o cara vende a alma para o Diabo, e cada página carrega um pequeno spam. Por exemplo, tem um link que joga o cara para um site, onde você é convidado a se converter ao Islã.


Este artigo faz parte da série sobre tópicos relacionados à
Religião
(sites) Adherents Alma Anjo ATEA Ateísmo A Bíblia Sagrada Canonização Caricaturas de Maomé Chronologia Conservapedia Cristianismo Deus E Deus criou a mulher Inferno Jesus Jesus, me chicoteia! Santo Sudário Satã Satanismo