AltaVista

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

AltaVista foi o primeiro Google, surgido em 1996.

História

Um pouco de história, mas bem resumida: no início, tiveram a ideia de ligar computadores em rede (rede local), logo depois, viram que era importante ligar todos os computadores em rede (ARPANET), em seguida, pensaram em uma forma de descentralizar a rede de modo que ela resistisse a um ataque nuclear (Internet), finalmente, inventaram uma forma de qualquer idiota poder ler as coisas que outros idiotas colocavam nos computadores da rede (World Wide Web).

Neste momento, a rede era uma zona total, com uma porrada de sites ligados entre si de forma desordenada, com várias repetições por pura ignorância, e uma absoluta impossibilidade de achar qualquer coisa de útil se alguém que conhecesse e você tivesse contato não mandasse pra você o que você queria.

Então, dois caras tiveram a ideia brilhante de indexar a porra toda. Eles eram Louis Monier e Michael Burrows, e perceberam que era possível colocar toda a WWW em um único computador - pelo menos, colocar o suficiente de toda a WWW para que qualquer um pudesse achar o que quer.

Como eles trabalhavam na Digital Equipment Corporation que ficava em Palo Alto, chamaram o programa (e o site) de AltaVista, porque eles tinham uma visão do alto, e do alto dá pra ver mais longe (tá, essa é a explicação oficial, vai ver eles tinham um gerador aleatório de nomes e acharam que esse nome era bacaninha).

Hoje em dia é difícil imaginar uma Internet sem o Google, mas era assim antes do AltaVista.

O AltaVista foi vendido várias vezes (durante a expansão da Bolha da Internet), indo finalmente para no Yahoo!. Hoje em dia ainda existe, mas acho que ninguém mais usa.

AltaVista hoje

Altavista-logo.png

Altavista é um clássico serviço de busca das interwebz. Existe há um bom tempo e foi o boss das buscas por um bom tempo até o Google se popularizar na TV e nas revistinhas especializadas. É venerado por um pequeno grupo de oldfags posers como o melhor serviço de busca mesmo tendo sido comprado pelo Yahoo! há algum tempo. Seu serviço de busca de imagens é uma boa alternativa ao Google Pornography que tem cada vez mais filtrado bons resultados (como zoofilia, guro, scat e etc). Recentemente o Yahoo! anunciou o fim do serviço assim como aconteceu com o clássico das interwebz 90's: o Geocities, o que gerou uma grande comoção por parte de alguns internautas que adoravam o site e etc. Também fazia parte do Altavista o clássico serviço de tradução Babel Fish que todo mundo já usou alguma vez na década de 90 para traduzir alguma página e entregar num trabalho escolar. O Babel Fish também foi engolido pelo temível Yahoo!.

Galeria

Ligações externas