Assumir a boa-fé

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Assumir a boa fé é uma das regras da Wikipédia, e é uma das mais negligenciadas (e também um das mais difíceis de cumprir).

Funciona assim: você perdeu o maior tempo escrevendo um longo artigo sobre um poeta do século XVII, pesquisando em alguns livros empoeirados na biblioteca do seu pai. Termina de escrever às 02:00 da manhã (você não tem vida social), salva o artigo, para, no dia seguinte, procurar as referências (ver Verificabilidade). Aí, quando você vai rever o artigo, apareceu um filho da puta que apagou tudo, e colocou, no lugar, uma tradução robótica da Wikipédia em espanhol.

Pelo princípio do assuma a boa fé, você não deve mandar o vândalo filho da puta tomar no cu, e pedir o bloqueio dele ao infinito. Você não deve nem mesmo reverter a cagada que ele fez (para não entrar em guerra de edições), mas procurar o diálogo, na página de discussão do artigo, avisando-o pela sua página de usuário, e conversando de forma amigável.

É foda, mas quem se comporta assim, vira administrador rapidinho - taí o Samurai Bruxo para mostrar que basta ser um cara legal e simpático que a comunidade da Wikipédia vai valorizar seu trabalho BALEETED

Na Desciclopédia, como uma paródia da Wikipédia, a política oficial é Assumir a má fé. Assim, se um novato coloca uma predefinição errada em um artigo, se ele cria um artigo que não fala nem do Capitão Nascimento nem de personagens de anime, ou se o não-administrador diz para algum administrador que ele fez alguma cagada, pelo princípio do Assumir a má fé, este usuário é banido ao infinito.

Ligações externas


Wiki-busi.png
Wikipédia, a enciclopédia livre

Pessoas Projetos irmãos Políticas e recomendações Outros

{{{c5}}}
{{{c6}}}
{{{c7}}}
{{{c8}}}
ver fechar
</div>
Obtida de "http://static.uncyc.org/index.php?title=Assumir_a_boa-fé&oldid=55311"