Byte

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Byte é uma medida de informação que equivale a 8 bits, sendo os bits a unidade mínima da escala. Os bits são como os átomos, então os Bytes são como os elementos: 8 bits (1B) é o tanto de informação necessária, por exemplo, para gerar um caractere qualquer. Esse artigo então, até a frase anterior, tinha 208 caracteres, o que dá 208B (já que cada caractere ocupa um Byte) ou 1664b (208 vezes 6).

Como você deve ter percebido, a abreviatura de Byte é B e a de bit é b, para evitar confusão. Mesmo assim, provedores de internet confundem e vendem serviços em megabytes/segundo que na verdade são em megabits/segundo. Dá pra suspeitar que a confusão é proposital pra parecer que eles estão vendendo algo muito melhor do que estão na verdade.

Um bit, por ser o mínimo, é binário: ou é um estado de 0 ou um 1. Já o Byte, por ser um conjunto de 8 estados, cada um tendo duas possibilidades, tem 28 possibilidades no total: 256 possíveis valores, desde 00000000 a 11111111. Eu ia listar todos aqui, mas é inútil e muito longa, então é ruim de ler.

Ah, também, esse sistema de medida de informação mede ela somente quantitativamente, não qualitativamente. Tanto "cocô" quanto "sexo" valem 4B pro computador, por terem cada um 4 caracteres. Pras pessoas, geralmente cocô tem valor nulo e sexo tem valor máximo. Mas sempre existe quem goste de um scat e dê o mesmo valor pros dois... Só que quem trabalhava com informática e computadores (informática não se limita a computadores) na época em que inventaram isso era das ciências exatas, que como o nome diz, tem que ser exatas, portanto não-subjetivas.