Clube da Leitura

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Clube da Leitura http://www.clubedaleitura.pt/ é um site português, criado em 2011, sobre um clube onde se faz leitura. [1] Obviamente, procurando no Google por clube da leitura vão ser encontrados vários sites, mas, por algum motivo que eu não sei, este é o primeiro que aparece.

Clubes de leitura para jovens são um bom local para conhecer outros jovens de interesses semelhantes

O site, na verdade, não é um clube de leitura, mas é um site que reúne vários clubes de leitura.[2] E estes vários clubes estão organizados em categorias, mais ou menos como na Wikipédia ou na Alexa.[3] Tem, por exemplo, a categoria "Clube Jovem", de clubes sobre livros juvenis e onde os jovem discutem seus livros favoritos,[4] O problema é que a maioria destes clubes estão quase tão abandonados quanto certas wikis que quase ninguém edita, por exemplo, o clube de leitura do livro Poliana (um clássico EMO que fez muito sucesso entre depósitos lá por volta dos anos 1970) tem apenas dois membros, uma delas de João Pessoa, na Paraíba, e a outra de Lisboa.[5]

E, depois se conhecer melhor através da leitura, estes clubes promovem a socialização dos jovens.

O site também tem um catálogo de 327 livros [6][7] começando com "1822" (que conta aquela grande merda que Dom Pedro I fez),[8] até "Wolf Hall" (sobre alguma merda que aconteceu na Inglaterra depois que o grande comedor de putas Henrique VIII virou rei)[9] O site traz resumos dos livros, ou seja, quem tiver que ler algum destes livros para passar de ano em Português não precisa ler porra nenhuma, basta ir ao site e decorar o resumo.

O site também teria uma parte de site de notícias, mas parece que não acontece porra nenhuma, porque são só 4 notícias em 2013, [10] e quase nada também de eventos, e nenhum podcast.

Para quem está cansado de visitar sites de putaria e fapar para depósitos virtuais, e resolveu que precisa conhecer depósitos IRL, o site tem dicas para construir seu próprio clube de leitura, que começa com "inscreva-se no site!", e tem dicas para fazer com que o clube não seja fail.[11] Pela amostra dos clubes que tem neste site, dá para ver que estas dicas não funcionam muito bem.

Bom, se vai dar certo ou não, não sei. Mas, pelo menos, parece que a inscrição no site é gratuita, então a única coisa que se pode perder é tempo.[12]

Aliás, lendo com cuidado as regras do site dá para ver porque a maioria dos clubes é fail:

Regras de utilização:
O Conteúdo proibido inclui o que:
7. apresenta material pornográfico ou sexualmente explícito de qualquer tipo e forma;

—Provedor Clube da Leitura [13]

Porra, se não pode pr0n, então foda-se a liberdade de expressão, e sabemos que um ambiente saudável e de crescimento não sobrevive com a censura.

Referências

Ver também[editar]