Critérios de notoriedade

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Porque a Wikipédia em português tem um artigo sobre Cristina Kirchner mas não tem um artigo sobre Keyra Agustina? E porque tem um artigo sobre Mutkov, uma merda de cidade da República Checa que tem menos habitantes que uma turma de escola, mas não tem sobre Monika Vesela, uma gostosa que é conhecida por milhões de punheteiros no mundo todo?

A explicação não é que os wikipedistas são um bando de viados que não gostam de mulher. Também, mas não é só isto. A explicação está numa porra chamada de critérios de notoriedade.

Esta merda é um conjunto de regras, absolutamente incompreensíveis para quem não faz parte da panelinha da Wikipédia, e que dizem, resumidamente, que tipo de merda pode virar artigo, que tipo de merda não pode nem aparecer por lá, e que tipo de merda não pode virar artigo, mas tudo bem se enfiarem esta bosta dentro de outro artigo (o que acaba formando as merdas chamadas de Anexo/Lista).

A quantidade de critérios diferentes e contraditórios faz a árvore de categorias da Alexa (que é uma zona) parecer algo feito por profissionais de organização. Então, para saber se determinado ator tem notoriedade, é preciso ir nos critérios de cinema, rádio e televisão,[1] só que, para saber se um desportista é relevante, então o critério é o critério de "Desportos".[2] E se o babaca for ator e desportista? Como fica?

Então o que acontece é que ninguém se entende sobre como interpretar os tais critérios. Ou seja, na hora do pega para capar, ou seja, quando o pessoal que quer manter qualquer merda e o pessoal que quer destruir a porra toda começam a discutir, não tem jeito: a única forma de decidir qualquer porra é na base da porrada: bloqueio e filtros.

Ver também[editar]

Referências


MediaWiki.png
Projetos wiki e temas relacionados

Projetos: Wikimedia Wikis de "humor" Fandom Wikifarms Outras
Outras babaquices: Funções Conceitos Arquivos do MediaWiki Listas

ver fechar