Filho da puta

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Este artigo é uma desambiguação. Esperamos que você se sinta menos ambiguado.

filho da puta em uma escola
24. Escondeu-se Davi no campo; e chegada que foi a lua nova, pôs-se o rei à mesa para comer.
25. O rei sentou-se, como de costume, na sua cadeira junto à parede; Jônatas ficou em pé, e Abner sentou-se ao lado de Saul; mas o lugar de Davi estava desocupado.
26. Todavia naquele dia nada disse Saul, porque dizia consigo: Alguma coisa lhe aconteceu. Ele não está limpo, certamente ele não está limpo.
27. Sucedeu que, no dia depois da lua nova, sendo o segundo dia, ainda estava desocupado o lugar de Davi, e perguntou Saul a Jônatas, seu filho: Por que não veio o filho de Jessé comer, nem ontem nem hoje?
28. Respondeu Jônatas a Saul: Davi pediu-me licença, para que fosse a Belém.
29. Ele disse-me: Deixa-me ir, porque nossa parentela tem um sacrifício na cidade, e meu irmão me ordenou que fosse. Agora se achei graça aos teus olhos, deixa-me ir, e ver meus irmãos. Por isso ele não tem vindo à mesa do rei.
30. Acendeu-se a ira de Saul contra Jônatas, e disse-lhe: Filho da puta, não sei eu porventura que escolheste o filho de Jessé para vergonha tua, e para vergonha da puta que te pariu?
I Samuel XX
Filho da puta!

Filho da puta é uma das formas mais tradicionais de ofensa, e, usada no sentido metafórico, não quer dizer literalmente que o elemento em questão é mesmo filho de uma prostituta, tanto que, pelo exemplo acima, retirado da Bíblia e descensurado (porque as traduções da Bíblia costumam trocar o xingamento de Saul por alguma forma mais atenuada, o que, obviamente, estraga completamente o espírito do texto) a expressão é usada pelo Rei Saul de Israel para xingar seu próprio filho querido, Jônatas, sobre o qual não havia nenhuma dúvida de que fosse um filho legítimo e não um bastardo.

Filho da puta pode significar:

  • Filho da puta (literal): um filho da puta é uma pessoa cuja mãe é uma puta, porém também pode ser usado quando a mãe é piranha, e a pessoa é filha não do que seria seu pai, mas do ricardão.
  • Filho da puta (elogio): forma de elogio, querendo dizer que a pessoa é ruim pra caralho, mas usa a sua ruindade para alguma coisa nobre. Exemplo: O fiscal queria que eu pagasse a propina, mas, como eu sou muito filho da puta, disse que ia falar com meu sócio, que é policial do BOPE, e ele foi logo mudando de assunto.