Flash

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Ninguém vai ler mesmo.

Flash, também usado como Adobe Flash para lembrar a todo mundo que a Adobe usou seu poder econômico opressivo para comprar o produto e chantagear os sites que usam ameaçando cobrança de copyright e processos por violação de patente, é um vírus de computador cavalo de tróia mais comum no mundo, porque você precisa dele para usar o YouTube e ver propagandas ou seja, é essêncial.[1]

Uma animação Flash difere essencialmente de um GIF animado porque, enquanto o GIF é formado por várias imagens definidas por seus pixels, uma animação Flash é construída de forma vetorial.

Tá, vamos dar uma de Wikipédia e supor que você é um idiota. A gente sabe que nossos leitores tem intelecto superior, já que se você não tivesse um Q.I. acima de 150 não estava aqui, mas como você pode querer ensinar à sua irmãzinha de 5 anos o que é Flash, é bom ter um lugar para consultar a informação. Só não coloca a Wikinet na área de Favoritos dela, porque este site tem muita putaria, e depois quem vai tomar esporro da mamãe é você!

Uma imagem de um triângulo rodando, em um GIF animado, deve ser montada passo a passo, ou seja, devemos desenhar cada triângulo, e, em seguida, passar por um programa que pega todas estas imagens e monta a animação.

O mesmo triângulo rodando em Flash é construído de forma direta: basta dizer qual coordenada cada vértice ocupa a cada momento, e o Flash faz o resto. Mas Flash não é só uma animação simples restrita à imagem, ele pode conter sons e responder a ações do usuário (movimentos do mouse, dados entrados pelo teclado, etc).

Obviamente, como todo mundo na Informática é preguiçoso e impreciso, a palavra flash serve para designar três coisas completamente diferentes:

  • SWF - o arquivo em si, ou seja, aquele porrilhão de bytes de extensão .swf que contém o programa.
  • Flash Creator - o programa que gera a animação, ou seja, se comporta como um compilador, que pega um texto... ah, foda-se, você sabe o que é compilador, né? O resultado do Flash Creator é um arquivo SWF.

Além disso, no caso de animações sem iteração, mas com som, existe o formato FLV, ou Flash Video. Este é o formato usado por sites de filmes pornográficos vídeos, como o YouTube ou o Metacafe.

Exemplo[editar]

Este é um exemplo de um uso maligno de flash, poderia ser usado por sites pagos para ocultar imagens. A imagem está lá, mas fica invisível, até que o usuário entre com nome de registro e senha. Obviamente, neste exemplo simples, basta clicar com o mouse dentro da imagem para que ela se torne (lentamente, dura um minuto) visível.

<flash>file=Xpx1982pmrt.swf‎</flash>

Ver também[editar]

  • Ajuda:Flash - como incluir flash nos artigos da Wikinet (e em outras wikis, mas em algumas os administradores podem bloquear o uso porque não querem que sua wiki seja hackeada).

Referências

  1. Ou era, até 2014. Em Janeriro de 2015 o Youtube anunciou que vai trocar Flash por HTML5, e prevê-se que, em breve, o Flash vai morrer: http://idgnow.com.br/internet/2015/01/28/youtube-abandona-flash-em-troca-de-html5-como-padrao-para-videos/