Internet Movie Database

De Wikinet
(Redireccionado de IMDB)
Ir para: navegação, pesquisa

Hoje em dia todo mundo acredita piamente que Jimbo Wales inventou o conceito de um site que qualquer idiota pode editar com a Wikipédia, mas a verdade é que nem a Wikipédia foi ideia dele, nem foi a Wikipédia que inventou o conceito de wikis. As informações são esparsas, mas tudo indica que o primeiro site baseado na construção coletiva foi o Internet Movie Database (ou IMDB ou IMDb).

O IMDb é um site sobre cinema (e que também inclui televisão) que pretende conter todos os dados sobre todos os filmes, séries de televisão e novelas, e seus atores, atrizes, diretores e outras coisas de que ninguém se importa - ou seja, é um rival da Wikipédia.

História[editar]

Resumindo o artigo da Wikipédia[1], o IMDB surgiu a partir de discussões na USENET, e em 1990 virou um site com os dados colhidos na USENET. O grande lance do IMDB, e que fez com que ele crescesse exponencialmente, foi o seu aspecto wiki: qualquer idiota podia acrescentar e modificar seu conteúdo.

O método de edição era bem tosco, mas funcionava: em 1996, a Internet ainda era uma coisa de nerds que sabiam usar e-mail. Funcionava assim: você podia consultar livremente as páginas do IMDB, e, se notasse alguma discrepância (digamos, não havia o filme Luz del Fuego, estrelado por Lucélia Santos), então bastava mandar um e-mail para o endereço [email protected] com uma mensagem contendo algo como:

TITLE
Luz del Fuego (1982)|1982|

NAME
Santos, Lucélia|

ACTRESS
Santos, Lucélia|Luz del Fuego (1982)|||0

END
Cena do filme "Luz del Fuego" que ninguém se importa ou assistiu.

Então esta informação era processada, alguém validava o dado, e a base de dados passava a incorporar a informação de que "Lucélia Santos é uma atriz que fez um papel no filme Luz del Fuego de 1982" (era possível dizer que ela fez o papel de Luz del Fuego, e que este era o protagonista).

A grande falha do sistema é que não havia uma política de verificabilidade: todas as informações eram aceitas sem questionamento, e cabia aos usuários corrigir as merdas que outros escrevessem (assim como a Wikipédia). Assim, hoje ainda temos absurdos como atores que participaram de filmes de 1910 e de 2008.

O IMDB entrou em decadência quando eles resolveram ficar de olho grande, e mutilaram o site, separando a parte dos filmes pornográficos em uma área especial e paga. Com isso, os editores sérios abandonaram o projeto, se dedicando a vandalizar as várias wikis existentes depois da invenção da Web 2.0.

Hoje em dia, o IMDb é totalmente obsoleto: se você quer saber informações sobre algum filme, ator ou personagem, vá direto na Wikipédia, que tem tudo isso e muito mais - e tem a vantagem de não ter censura - além de conter o link para a página do IMDb.

Ligações externas e referências[editar]

Referências


Wiki-busi.png
Wikipédia, a enciclopédia livre

Pessoas Projetos irmãos Políticas e recomendações Outros

{{{c5}}}
{{{c6}}}
{{{c7}}}
{{{c8}}}
ver fechar
</div>


Raised by media.jpg
Tópicos relacionados a televisão e cinema

Filmes Séries Programas brasileiros Cartoons Pessoas Emissoras Sites Outros