Javascript

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Lesbian-porn.jpg

Javascript é uma forma de afrescalhar uma página em um site.

Javascript foi muito importante quando você tinha que ser foda em HTML para editar um site (por exemplo, o Geocities), mas agora que qualquer idiota aprendeu a editar páginas da Wikipédia, colocar seu perfil no Orkut ou dizer que foi cagar no Twitter, ninguém mais precisa saber isso.

Funciona assim: no meio de uma página em HTML, você coloca o seguinte código:

<script lang="javascript">
insira seu codigo aqui
</script>

e o browser (se não for muito antigo!) irá interpretar o código (o que, no pseudo-exemplo acima, está em insira seu codigo aqui).

Esse código pode ser uma babaquice bem simples, tipo fazer uma conta e mostrar seu resultado, ou ter algum tipo de iteração, por exemplo, um menuzinho de opções com uma caixa de resultados.

Ah, foda-se, é melhor dar um exemplo. Copie e cole o código idiota abaixo:

<script lang="javascript">
var x = Math.sqrt(2.0);
document.writeln("A raiz quadrada de dois e' ", x);
</script>

em um arquivo qualquer (exemplo, idiota.html), abra no seu browser, e veja o resultado.

Grande merda, né? Mas tem coisas legais que dá para fazer com isso - e uma delas é que o próprio MediaWiki[1] aceita a inserção de javascript.

Ligações externas[editar]

  • Ah, foda-se, não preciso repetir aqui as mesmas piadas de sempre, né? Você já sabe que tem um artigo inútil na Wikipédia, um artigo sem graça que fala que toda modelo é puta na Desciclopédia, e que tem um artigo realmente útil que ensina a usar esta merda no Wikilivros, né?

Referências

  1. Tá, apenas algumas poucas wikis permitem o uso de Javascript