Larry Sanger

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Larry Peeking.gif

Larry Sanger é um ilustre desconhecido, mas ele foi, junto com a celebridade mundial Jimbo Wales, o criador da Wikipédia - ou segundo algumas versões, foi ele que criou sozinho. Atualmente ele não colabora mais com a Wikipédia, sendo líder de uma wiki fail chamada Citizendium.

Antes da Wikipédia[editar]

Larry Sanger passou a infância no Alaska, um lugar remoto e isolado que é o inferno dos Estados Unidos, o que explica em parte sua motivação de criar uma enciclopédia on-line.

Fundação da Wikipédia[editar]

Larry e Jimbo haviam criado, antes, a Nupedia (outra wiki fail) e foi pela iniciativa de Larry que a Wikipédia foi criada, sendo ele que definiu seus piladres: "cague para todas as regras", "ponto de vista neutro" e "verificabilidade". Porém ele mesmo não imaginou que a Wikipédia cresceria tanto e sairia do seu controle, então ele deu chilique e passou a reclamar que a Wikipédia estava sendo tomada por trolls e anarquistas - até que, finalmente, ele saiu do projeto.

Nos anos seguintes, Larry foi ficando cada vez mais amargurado com Jimbo, porque este passou a se considerar como o Senhor Supremo e Amado Líder da Wikipédia.

Saída da Wikipédia[editar]

Depois disso ele tentou fundar uma outra wiki que seria uma espécie de Wikipédia melhorada, sem os vandalismos de IPs, e em que cada artigo seria feito por experts no assunto, em vez de amadores que não entendem porra nenhuma do que estão escrevendo (como o cara que escreveu este artigo) e que depois ficam revertendo os experts que querem corrigir a merda que eles fizeram. Este projeto se chama Citizendium, e, por enquanto, ainda é um epic fail. Sanger nunca deixou de criticar a Wikipédia, inclusive mandando mensagens na mesma, sendo por isso acusado de ser um troll e recebendo ameaças de banimento (parece piada (e talvez fosse mesmo), mas é verdade. Veja na página de discussão do Larry Sanger na Wikipédia).

Hoje em dia, Larry fica administrando o Citizendium e mandando vlogs no seu site.

Vídeos[editar]

Sanger tentando expor a Wikipédia, mas não a normal,
a em inglês simples, sendo que ninguém se importa.
Sanger contando a história da Wikipédia, repare no facepalm.
Parte 2.
Sanger agora faz vídeos educacionais para crianças,
pois não tem competência para educar adultos.

Ligações externas e referências[editar]


Wiki-busi.png
Wikipédia, a enciclopédia livre

Pessoas Projetos irmãos Políticas e recomendações Outros

Albmont Bisbis Coelhoscoelho Eamaral Jimbo Wales Lechatjaune lilaroja Larry Sanger Prowiki Quintinense Raphael0,0
{{{c5}}}
{{{c6}}}
{{{c7}}}
{{{c8}}}
ver fechar
</div>
Obtida de "http://static.uncyc.org/index.php?title=Larry_Sanger&oldid=55301"