Lista (wiki)

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Em wikis, listas são páginas focadas em reunir uma boa quantidade de itens que tenham alguma coisa em comum, porém com mais detalhes e formatação que categorias. Listas quase sempre vêm na forma de tabelas, pois com elas é possível aprender várias diferenças básicas entre os itens em questão.

Listas costumavam ter um domínio próprio, Anexo, que tecnicamente servia para editar partes de artigos separadamente, ou seja, a mesma função das predefinições. O domínio Anexo foi abolido em maio de 2014 na Wikipédia em português por "causar muitos conflitos" – basicamente, usuários não concordavam sobre usar ou não usar o domínio em certos artigos. Em maio de 2019, foi abolido na Wikinet também por ser considerado desnecessário.

Na Wikipédia[editar]

Os nerds da Wikipédia adoravam criar biografias de criaturas absolutamente irrelevantes, como os participantes do Big Brother Brasil, os mais de 8000 Pokémons ou figurantes de novelas. Só que muitos administradores que davam chilique vendo isso e apagavam de qualquer jeito. A solução de compromisso encontrada para satisfazer os dois grupos foi a criação de páginas merda chamadas de Anexo:Lista. Como o pretexto de que Anexo não é artigo, podia-se cagar para a Verificabilidade e os Critérios de notoriedade, listando um monte de merda que sai da cabeça do editor da lista.

Mesmo com a extinção do domínio, as listas da Wikipédia ainda reúnem coisas tão merda que não merecem artigos, mas que o pessoal quer deixar para poderem ficar com mais 700.000 artigos e não ficar atrás da Wikipédia em volapük ou da Wikipédia em catalão.

Por exemplo, o troço é tão nonsense que inclui até coleções que nem os otakus da Desciclopédia consideram dignos de constar naquele vasto repositório sobre tudo que se refere a anime e mangá. Por exemplo, existe uma lista sobre as zampactuous de Bleach. BALEETED

Outro exemplo grotesco: eles têm uma lista de bandas de Portugal, porém só com o nome das bandas ordenado alfabeticamente. Porra, isso não é o mesmo que uma categoria? Aliás, a babaquice desta lista é tão óbvia que parece que fizeram de sacanagem: Esta é uma lista, ordenada alfabeticamente, de grupos musicais portugueses que constam na Wikipédia lusófona. Esta lista pode não estar completa. Verifique também Categoria:Bandas de Portugal. Ou seja, o próprio texto da lista diz que não tem nada além do que tem na categoria, mas pode ter menos - em outras palavras, não serve para merda nenhuma.

Baleeted[editar]

O domínio foi baleeted pela Wikipédia por causa da babaquice do Wikipedias ordered by number of articles, pois os anexos não contavam como artigos no domínio principal. Houve uma proposta na Esplanada[1] onde os wikipedistas discutiram sobre essa babaquice. A discussão é TL;DR, sendo que o argumento principal foi que os wikipedistas não saberiam dizer que tipos de artigos ficariam no domínio e quais ficariam no domínio principal. Isso porque a Wikipédia em inglês não pode servir de exemplos para esses acéfalos já que eles não tem essa babaquice por lá.

Na Wikinet[editar]

Veja mais do mesmo em Wikinet:Anexos
Na Wikinet, listas são usadas para organizar artigos que, de outra forma, ficariam jogados em categorias sem informação sobre eles. Também servem, assim como na Wikipédia, para juntar porras irrelevantes demais para ter artigos próprios. Outro propósito para os anexos nesta merda é a criação de tabelas que podem ser transcluídas em outros artigos (por exemplo, o artigo puta).

Exemplos de listas aqui[editar]

Referências


Wiki-busi.png
Wikipédia, a enciclopédia livre

Pessoas Projetos irmãos Políticas e recomendações Outros

{{{c5}}}
{{{c6}}}
{{{c7}}}
{{{c8}}}
ver fechar
</div>
Obtida de "http://static.uncyc.org/index.php?title=Lista_(wiki)&oldid=65178"