MediaWiki

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Bando de idealistas

MediaWiki é o software wiki usado nesta merda e em várias outras wikis.

O MediaWiki é um software livre usado nos projetos livres da Wikimedia e que só não é livre de bugs. Ele foi criado originalmente para ser usado pela Wikipédia. Anteriormente, eles usavam o UseModWiki, mas como essa merda guardava todos os artigos em arquivos de texto, decidiram criar um software que armazenasse as páginas em um banco de dados.

O UseModWiki usava somente a linguagem Perl, já o MediaWiki precisa de banco de dados MySQL, PHP, servidor na Internet, Apache, acesso FTP e um monte de outras porcarias que você não entende absolutamente nada, e por não querer aprender, recorre à Wikia para criar sua wiki.

Fato engraçado: este artigo foi o primeiro artigo criado na Wikinet. E ainda está uma merda.

Instalação[editar]

A instalação do MediaWiki é mais difícil que a do WordPress,[1] mas estamos em 2018, então, qualquer idiota pode instalar um software livre, só tem que tomar cuidado para não fazer cagada, necessitando reiniciar toda a instalação.

Tutorial:

  1. baixe a versão mais recente do MediaWiki;
  2. o manual de instalação vai querer pagar de WordPress tentando te ensinar o que é uma wiki e merdas do tipo, ignore pois você pode aprender todas essas coisas de uma maneira muito mais legal em outro lugar;
  3. depois de baixar, upe os arquivos para seu servidor utilizando o FileZilla;
  4.  ????
  5. profit!

O seu servidor precisa compreender os requisitos do MediaWiki. Atualmente, é necessário ter o PHP versão 5.5.9 e banco de dados MySQL versão 5.5.8,[2] apesar de suportar outros, o MySQL é o mais recomendando para o MediaWiki. Muitos servidores web que rodam o MediaWiki usam o Apache. Se você quer simplesmente instalar essa merda em um host gratuito, use o Hostinger, apesar de usar o banco de dados MariaDB versão 10.0.20, eu instalei e funcionou. Deu um aviso dizendo "ain, o MySQL é mais recomendado porque funciona melhor", mas eu ignorei e a wiki aparenta estar funcional HAHAHA ESQUECE, EU CHUPO PINTOS, o Hostinger cansou de hospedar sites de spammers e malware, por isso, agora só tem hospedagem paga. Tente sua sorte com o 000webhost ou alguma porra do tipo.

Atenção: não upe a porra da pasta diretamente para o FTP, upe os arquivos que estão na pasta, caso contrário, sua wiki vai se encontrar no endereço www.suawikidemerda.com/mediawiki-1.25.2/index.php?title=Artigo e você não quer isso, quer, filho da puta?

Na verdade, se você quiser uma URL curta como a da Wikipédia,[3] renomeie a pasta do MediaWiki para "w" e upe para o servidor. O endereço será:

www.suawikidemerda.com/w/index.php?title=Artigo

e você quer transformar para:

www.suawikidemerda.com/wiki/Artigo

e o caminho de edição será:

www.suawikidemerda.com/w/index.php?title=Artigo&action=edit

correto?

Então, para fazer isso, upe a pasta w para o servidor, instale a porra do MediaWiki, e então vá nesse site http://shorturls.redwerks.org/ lá, basta você colocar o endereço da sua wiki que eles te darão as instruções de como proceder. O site está em inglês, caso você seja burro demais para não entender essa língua em pleno 2018, é fácil: basta modificar o arquivo .htaccess que está na raiz do servidor, ou seja, no mesmo diretório em que se localiza a pasta w, e o LocalSettings.php, que se encontra dentro da pasta w. Você muda com o conteúdo que o site acima irá te exibir quando você por a URL da sua wiki de merda.

Bugs[editar]

O software é conhecido por ter tantos bugs que mereceram até um site próprio. Lá é onde eles testam todas as merdas que o MediaWiki tem para serem corrigidas. Aquilo não vai terminar nunca. Na verdade, o MediaWiki não é tão usado por ser bom, é por que todos os outros softwares wikis não prestam, e o MediaWiki presta um pouco - e é o único em que há preocupação em ser atualizado pois é utilizado pela Wikimedia Foundation e Wikia que dão algum retorno financeiro mínimo para o MediaWiki que, até então, era para ser um software livre.

Extensões[editar]

Os arquivos de instalação do MediaWiki já são pesados pra caralho, sendo que você tem que mandar para o servidor e ir bater uma punheta (uma punheta boa, que dure horas) pois demora muito para upar. Por causa disso, as funcionalidades extras do MediaWiki criadas pela comunidade são extensões que você baixa separadamente e instala depois, quando a wiki já estiver no ar.[4]

Na verdade, algumas extensões consideradas seguras e viáveis (i.e. extensões usadas na porcaria da Wikipédia) já vêm juntas com o MediaWiki, e na hora da instalação você escolhe se quer ou não instalar essas porras. Tais extensões incluem a de renomear usuários,[5] a de adicionar referências inúteis às páginas,[6] o filtro de spam filho da puta,[7] dentre outras. Protip: se for instalar o MediaWiki, instale todas essa porras, para depois não ter dor de cabeça instalando manualmente. Isso vale principalmente para a extensão Cite, das referências, pois não é tão simples assim instalar ela manualmente.

Muitas extensões são quebradas e podem por em risco a segurança da wiki, então, tenha cuidado na hora de ficar instalado extensões legais à sua wiki, ou você pode acabar se fodendo que nem aqueles underages blogueiros que se acham espertos até alguém hackear o WordPress deles.

Ver também[editar]

Salsa

  1. Eu disse isso para você desistir de fazer uma wiki e ir fazer um blog. Pense nisso com carinho, por favor.
  2. Conferido em março de 2018 - ou seja, apena olhe a página linkada pois essa porra vive mudando
  3. RTFM. Brincadeira, vamos te ajudar com isso
  4. https://www.mediawiki.org/wiki/Manual:Extensions
  5. https://www.mediawiki.org/wiki/Extension:Renameuser
  6. https://www.mediawiki.org/wiki/Extension:Cite
  7. https://www.mediawiki.org/wiki/Extension:SpamBlacklist

Ligações externas[editar]


MediaWiki.png
Projetos wiki e temas relacionados

Projetos: Wikimedia Wikis de "humor" Fandom Wikifarms Outras
Outras babaquices: Funções Conceitos Arquivos do MediaWiki Listas

ver fechar