Mirror

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Um mirror deve ser uma cópia o mais fiel possível ao original

Mirror, em informática, é um site ou coisa assemelhada que replica (quase) exatamente o conteúdo de outro site.

Normalmente, um mirror apenas copia, não sendo possível alterar os dados do mirror (ou seja, é unidirecional), mas alguns sistemas mais sofisticados tem a opção de ser possível alterar no mirror e aplicar a alteração ao site original.

O objetivo de ter um (ou, de preferência, mais de um) mirror é garantir a segurança dos dados em caso de catástrofe. E não adianta botar um mirror do lado do outro: é folclórico o caso de uma grande empresa (cujo nome eu não me lembro, porque faliu) que tinha seus dados na Torre Sul do World Trade Center, e o mirror localizado na Torre Norte do WTC. Claro que com os ataques do Bin Laden, a empresa perdeu tudo (vai ver é por isso que ela faliu).

Outro uso comum de mirror é distribuir o conteúdo por lugares geográficos diferentes. Por exemplo, um produto que é muito procurado para download (digamos, a versão mais recente do windows pirata) pode estar disponível em um site na Rússia, com mirror em outros países como o Paraguai, Nigéria, Irã e Tonga. Assim, pouparia o tempo de download de um usuário brasileiro, que não teria que ir até a Rússia para baixar, podendo baixar diretamente do Paraguai.