Notação musical

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Para tocar um piano é preciso ser gostosa é preciso entender a notação musical
Só que esta merda é incompreensível para um computador

Notação musical é uma merda.

O problema não é a notação em si, que é praticamente a mesma porra que vem sendo usada desde, sei lá, o século XV ou mesmo antes.[1] O problema é que esta notação, que se baseia em desenhos em duas dimensões, não foi informatizada. Ou seja, não existe um padrão, em informática, para representar aquilo que os músicos vem usando, sei lá, há quinhentos anos (mais ou menos[1]).

E as várias tentativas de padronizar esta merda, em informática, acabam sendo sabotadas porque tem muito filho da puta que cria padrões, só que coloca copyright na porra do padrão,[2] ou seja, ninguém vai usar o padrão do cara, porque não se deve alimentar os trolls, e ninguém consegue criar um padrão livre, porque quase tudo que podia ser criado já foi, e tem um dono filho da puta.[3]

Então fica esta merda: ah, que bom seria se uma página da wiki pudesse incluir um código wiki simples, que fosse traduzido visualmente como uma partitura musical, e que pudesse ser ouvido como um som.[3] Só que isto é vaporware, de fato não existe merda nenhuma que pode ser feito.

O patético é o que o pessoal do software livre vem tentando fazer esta merda desde 2002, só que, pelo jeito, não conseguiram merda nenhuma.[4] E tome vaporware, gente falando que esta porra existe, quando não existe merda nenhuma.[5]

Então ficamos assim: se você quer incluir uma música na wiki, a única solução prática acaba sendo a tecnologia dos anos 1990: colocar um GIF com a partitura, e colocar um link do GIF para um arquivo de música já pronto, e foda-se se alguém quiser editar, vai ter que mexer em três arquivos, [6] em vez de mexer em apenas um.

Referências

  1. 1,0 1,1 Como sempre, a gente procura estas merdas na Wikipédia em inglês. Neste caso, tem um artigo TL;DR, http://en.wikipedia.org/wiki/Musical_notation , que fala uma porrada de merda, mas não diz quando inventaram esta porra.
  2. Por exemplo: MusicXML
  3. 3,0 3,1 http://meta.wikimedia.org/wiki/Music_markup
  4. Ver histórico do artigo http://meta.wikimedia.org/wiki/Music_markup . Onze anos, e não fizeram porra nenhuma.
  5. Por exemplo: Music Markup Language
  6. Porra, não sabe contar? Tem que mexer no GIF, no arquivo musical e na página wiki.