Qualquer idiota pode editar

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Qualquer idiota pode editar é um dos pilares da Wikipédia.

A forma como a Wikipédia expressa este pilar é qualquer um pode editar, (nos Cinco pilares) mas como qualquer um inclui qualquer idiota, então qualquer idiota também pode editar. E, como este pilar acaba se tornando uma forma de inibir a repressão às edições por idiotas, eventualmente o que acaba acontecendo é que, nos artigos mais importantes, é tanto vandalismo por IP que quem não é idiota se cansa de editar, ou seja, os artigos mais importantes da Wikipédia são editados exclusivamente por idiotas.

>Não é um pouco de exagero dizer isto?

Vamos pegar um exemplo ao acaso. Que tal o artigo Internet da Wikipédia em português? https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

>Que artigo mais merda, TL;DR

Não precisa ler o artigo, veja a porra do histórico do artigo: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Internet&action=history Das edições entre os dias 8 de julho e 26 de outubro de 2013, todas edições foram por idiotas: ou foram IPs que entraram para vandalizar, ou foram idiotas que entraram para reverter vandalismo.

>Porra, reverter vandalismo não é uma edição de idiota!

Olha de novo o histórico. Como é que uma porra de um artigo tão importante como este foi protegido, depois de tanto vandalismo, apenas por míseras três semanas nestes três meses? É o princípio do qualquer idiota pode editar em pleno uso, e que acaba convergindo para apenas idiotas podem editar.

>Mas nem todos que editaram são idiotas, tem quem reverteu os vandalismos!

Então responde a uma pergunta. Uma pessoa que reverte um vandalismo, sabendo que depois de poucos dias, ou mesmo poucas horas, vai vir outro IP filho da puta e vandalizar de novo, está fazendo o papel de que?

>Hã? Hmmm... Idiota?

Q.E.D.


Wiki-busi.png
Wikipédia, a enciclopédia livre

Pessoas Projetos irmãos Políticas e recomendações Outros

{{{c5}}}
{{{c6}}}
{{{c7}}}
{{{c8}}}
ver fechar
</div>
Obtida de "http://static.uncyc.org/index.php?title=Qualquer_idiota_pode_editar&oldid=55323"