Sock puppet

De Wikinet
(Redireccionado de Samefag)
Ir para: navegação, pesquisa
Sock puppet na Wikipédia.

Sock puppet é o uso de um nome falso ou pseudônimo em mailing lists, wikis ou blogs.

Nem sempre o uso de um sock puppet é sinal de intenção maligna: uma pessoa de nome Armando Botelho Carvalho Duarte pode contribuir para uma wiki que tenha muita pornografia ou uma que só tenha ofensas sem querer expor sua privacidade; para isto, este usuário assinaria como abcd666 ou PentelhoCaralho.

Em chans, sock puppets são chamados de samefags, que são usuários que usam do anonimato oferecido por imageboards para postarem múltiplas vezes fingindo serem usuários diferentes Normalmente o fazem para chamar a atenção em fios que provavelmente não sobreviveriam nem por 5 minutos caso o próprio OP não ficasse bumpando simulando uma discussão.[1] Sabe-se que em chans, a maioria dos usuários são lurkers, ou seja, só visualizam sem postar, e a presença de samefags é mais comum do que se imagina. De fato, threads aparentemente movimentadas na verdade são os mesmos anões falando consigo mesmos. Você pode identificar tais threads se elas abordarem assuntos dos quais ninguém se importa e analisando o padrão de postagem dos usuários. Como os mods podem ver o endereço de IP de quem posta, eles cascam o bico vendo os anões falhos falando consigo mesmos.

Regras

Sock puppet quer dizer bonequinha de meia, e não tem nada a ver com esta imagem ilustrativa de uma bonequinha de meia

Apesar de não existirem regras formais (aliás, não existem regras formais para porra nenhuma, o mais próximo disso é a netiquette, mas ninguém respeita mesmo), o uso de sock-puppet para fazer algumas merdas costuma ser punido com banimento infinito:

  • trollar
  • fraudar votações, votando mais de uma vez
  • agredir seus desafetos como se fossem várias pessoas xingando
  • fazer coisas que a conta principal prometeu não fazer (guerra de edições, subir imagens com violação de copyright, vandalismo, etc).
  • burlar banimentos da conta principal (o que mostra a futilidade de dar banimentos ao infinito ou muito longos, porque o banido quase sempre volta com um sock puppet)

De modo geral, alguns usos de sock puppet são considerados legítimos:

  • quando a conta principal tem sua identidade real revelada, e o editor quer editar artigos que podem comprometê-lo. Por exemplo, na Wikipédia, um editor que trabalhe em alguma empresa pode querer editar um artigo sobre esta empresa, acrescentando uma informação que está nos jornais, mas que não seria aceita se fosse feita pela conta principal (ou que causaria sua demissão).
  • pessoas famosas que querem questionar sobre seu trabalho, mas sem serem pentelhadas pelos fãs. É muito comum que escritores participem das mailing lists dedicadas aos seus livros usando um (ou vários) sock puppets, muitas vezes agindo como um troll apenas para ouvir elogios à sua obra.
  • para iniciar um debate sobre um tema polêmico - neste caso, um ou dois sock puppets são usados para dar opiniões radicais sobre um tema, que o controlador dos sock puppets gostaria que fosse debatida.

É possível, mas trabalhoso, descobrir quais são os sock puppets. A ferramente para isto se chama check user, mais conhecida pelo carinhoso acrônimo CU. Pedir o cu de alguém não é querer enrabá-lo fisicamente, mas enrabá-lo virtualmente, descobrindo que o usuário tem um sock puppet ilícito e deve ser enrabado banido.

A dificuldade de se determinar o sock puppet é compensada pela facilidade de se burlar o check user. O check user funciona identificando o IP da conta, e, na maioria dos casos, basta resetar o modem para ter um IP novo. Os vários IPs de um mesmo provedor são parecidos, mas não é possível ter uma identificação precisa de que duas contas são do mesmo usuário, usando sock puppets, apenas por IPs parecidos, já que existem milhares de outros IPs na mesma faixa.

Ver também

Salsa

  1. Isso porque a única coisa que atrai postadores é pr0n, todos enjoam compartilhar suas pastas de putaria

Ligações externas


MediaWiki.png
Projetos wiki e temas relacionados

Projetos: Wikimedia Wikis de "humor" Fandom Wikifarms Outras
Outras babaquices: Funções Conceitos Arquivos do MediaWiki Listas

ver fechar