Tibia

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Desde os tempos das cavernas, o ser humano já era familiarizado com o PvP tibiano.

Tibia Online, muitas vezes chamado de Lego Online, é um joguinho de MMORPG medieval onde você controla um boneco que ataca com a força do pensamento e peida flechas e lanças.

Foi criado em 1997 pela CipSoft, uma empresa conhecida por ter surgido da Idade da Pedra. Atualmente, mais de 300.000 pessoas são viciadas por esse joguinho, que embora muito simples, é capaz de prender o jogador por horas (até porque demora um mês inteiro para atingir o nível 10).

Há jogadores tão viciados que passam do nível 200, 300...

Vocações[editar]

E assim nascia o projeto Tibia. (foto carinhosamente cedida pela CipSoft, exclusivamente para a WikiNet)

Assim como MMORPG, Tibia tem classes que os personagens podem seguir. São apenas 4, chamadas de Vocações. Isso porque os noobs jogadores quiseram inovar, pois o nome "classes" é muito mainstream. São elas: Knight, Sorcerer, Druid e Paladin. Todos têm sua característica única, mas todos atacam com o poder da mente.

  • Knight: Chamado de cavaleiro pelos brasileiros e de "kináite" pelos funkeiros analfabetos, têm o mais alto poder de ataque entre as classes vocações. Entretanto, ele é um merdinha para ataques mágicos, servindo apenas para a pancadaria.
  • Sorcerer: É o mago. Também chamado de "sórce" pelos brazucas. São ótimos com magia, inclusive eles têm as melhores do jogo, mas são completamente falhos em ataques a curta distância. Usam runas para executar as suas magias, que falaremos mais para frente. A vocação é muito valorizada, embora suas magias não passem de borrões de spray na tela.
  • Druid: O druida. Ele cura, faz comida, não é tão bom com magia e é bom com ataque (embora não tanto como o Knight). Fora servir de sanguessuga nas parties alheias, não serve para porra nenhuma.
  • Paladin: O paladino. Ele tem um equilíbrio entre magia e ataque físico, sendo uma vocação muito legal de se jogar. Porém, o gasto com flechas (sim, paladino atirando flechas!) e lanças (sim, paladinos atirando lanças!) é muito alto. Ele as solta pelo cu, pois o jogo é tão simples que não tem animações de ataque ou de defesa.

Primeiros Passos[editar]

Uma emocionante batalha em Tibia.

Gostou das vocações? Pois é, você ainda tem tempo para desistir do jogo, pois todos os personagens começam como aprendizes em uma cidadezinha escrota chamada Rookgard.

Lá, você mata ratos (para os quais morre muitas vezes), cobrinhas, lobos, aranhas, trolls, orcs, esqueletos e tudo o mais, tudo depende do nível de vício exploração.

Já nesse começo, você dispõe de algumas quests para ganhar dinheiro e experiência. Não são muito úteis, mas você pode ganhar ítens, como um botão de futebol escudo de madeira e uma espadinha.

Você pode também tentar fazer amizades com outros rookgardianos. TENTAR. Se você souber falar polonês ou entender favelês, quem sabe consegue algo que não seja um hunted por não dar 5 GP para alguém.

Para comprar os melhores equipamentos, você precisa de dinheiro. É até que fácil arranjar dinheiro no jogo, difícil é alguém não ficar enchendo o teu saco pedindo por isso ou itens.

Você consegue dinheiro matando ratos e lobos, vendendo o corpo deles (!), ou em qualquer outro monstro. Os equipamentos que você compra em Rookgard são básicos e escrotos (como no jogo todo), mas à medida que você vai subindo de nível e descobrindo novos lugares, você vai se tornando mais forte e com
Principal concorrente do Tibia. Os funcionários da CipSoft queriam utilizar a mesma engine gráfica, mas a tecnologia era avançada demais e eles não poderiam usá-la.
equipamentos melhores.

Suas armaduras iniciais são: Uma roupinha azul escrota, uma maça do Capitão Caverna, uma tocha e uma corda (cordas são muito úteis no jogo pelo menos isso).

Jogabilidade[editar]

Não há muito o que reclamar da jogabilidade, mesmo os gráficos sendo uma merda. Não se pode julgar um livro pela capa, é lógico. Então, por mais escroto que o jogo seja, tem lá as suas características notáveis e dignas de um MMORPG. Fizemos uma lista de itens a ser considerados:

  • O jogador anda deitado: Isso mesmo! Como você pode ver na foto aqui do lado, os personagens parecem que estão deitados.
  • Interação com NPC's por palavras-chave: Esse ponto é algo interessante no Tibia, pois os jogadores não clicam no NPC e simplesmente aparece uma janelinha de opções do nada. Você precisa falar com eles! Um "hi" já inicia uma conversa, e você pode respondê-lo com "trade" se quiser comprar ou vender algo, ou "quest" se você deseja uma nova aventura. A cada pergunta que eles fazem, é só responder com "yes" e eles continuam a falar. Inclusive, se você sair sem se despedir, alguns NPC's falam algo do tipo "How rude! (que rude!)".
Uma pequena batalha no Tibia. Dá para ver que até mesmo a menor das batalhas são repletas de tédio ação.
  • O jogador ataca pelo cu ou pelo poder da mente: Como o jogo não tem sprites de animação, então os bonecos atacam pelo poder da mente, ou quando o inimigo está atrás dele, pelo toba. Tibia é considerado um jogo 1D, pois até jogos 2D têm animação de batalha.
  • O jogador perde itens ao morrer: Seja para um rato ou para outro player, se você morreu, perdeu playboy! Há um colar que permite que, quando você morra, apenas o colar é dropado e não os seus itens.
  • Você pode jogar pelo browser ao invés de baixar o cliente: Isso mesmo! O jogo regrediu evoluiu tanto e conquistou tanto o coração dos jogadores, que agora os newfags não precisarão gastar 5 minutos de seu tempo para baixar o Setup. O problema é que, se o jogo do arquivo já é lagado, imagina o da web...

Premium Account[editar]

Os mais viciados podem pagar para obter certas vantagens no jogo, como a aquisição de casas de 7x7 quadradinhos, outfits melhores, itens melhores, acesso à áreas que players normais não podem entrar, etc.

Outfits são roupinhas para o seu personagem, com as mais variadas cores (alguns se vestem todo de rosa) mas poucos estilos. Você pode mudar a cor do seu cabelo (desde a cor mais simples até a mais bizarra), a cor das roupas e das botas.

Uma magia de trovoada. Pode-se ver que ela foi feita com vários borrões de spray no Paint, o programa utilizado para a criação do Tibia.

Isso dá espaço para a imaginação conturbada sem limites dos usuários. Há também as montarias, que você só consegue tendo conta premium.

Guerras entre clãs e PvP[editar]

No Tibia, assim como muitos outros jogos online, se tem guerras que são disputadas entre clãs ou entre grupos de jogadores. São batalhas insanamente retardadas alucinantes, capazes de transformar um jogador casual em um hardcore.

Guerras cheias de magia, ataques brutais e de itens roubados estão presentes no Tibia. Um pouco mais abaixo, você pode observar uma pequena batalha ingame.

É de arrepiar os pelos da bunda! Você tem uma grande chance de ser o vitorioso se for o mais virgem viciado dos jogadores que estão em batalha. Boa sorte!

Runas[editar]

Diferente de outros jogos, as magias tibianas são executadas através de frases (que os jogadores viciados colocam na hotkey e apertam até os dedos sangrarem) e runas.

Uma das cenas mais vistas em Tibia.

Tratam-se de pedrinhas coloridas e escrotas que são capazes de soltar várias fumaças coloridas no campo ao redor do personagem. Nem todas as magias necessitam de runas.

Há magias que vão desde fazer um simples pão até mesmo reviver esqueletos. Usam uma linguagem meio estranha para a realização das mesmas, é uma mistura do latim com alguma outra bizarrice resultante do constante uso de drogas.

Quando um noob tenta soltar uma magia mas não tem runa/nível/mp suficiente, aparece uma fumacinha no quadrado dele. E os outros players conseguem ver o quão falho é aquele jogador (como se ninguém fosse falho nesse jogo também), e enchem a tela com comentários do tipo "haha, que noob!", para todo mundo ver o quão desastrado sexualmente é o cara que não conseguiu soltar uma porcaria de magia.

Shemales[editar]

Um jogador caçador de dragões. Pode-se ver que ele atingiu o ápice de sua virgindade.

Um fato sobre Tibia: Mulher jogando isso é mais raro do que achar três tazos em um único pacote de Cheetos. Se for mesmo uma mulher, é uma gorda virgem, fã de Justin Bieber e BV.

Se não, é shemale. Caso você seja um novobicha em jogos online, shemales são personagens mulheres controladas por homens que só querem roubar ítens dos "namoradinhos" que conseguem.

Os trouxas que caem oferecem todo o seu dinheiro, itens raros e até mesmo a própria conta. Dizem que isso tudo está mudando, e o jogo está isento de shemales. Ah, tá bom!

Música[editar]

Um sorcerer executando borrões de spray vermelhos uma magia que cria campos de fogo.

O Tibia consegue ser um dos mais famosos RPG's existentes na Terra sem precisar de música.

É isso mesmo! Desde quando Dercy Gonçalves era viva, a CipSoft promete sons para o jogo em formato Midi (tipo os de RPG Maker, sabe?), mas até agora, nada.

Os emos jogadores, insatisfeitos, decidiram improvisar: Ouvwem músicas da Britney Spears ou da Avril Lavigne enquanto estão logados, para dar mais tesão em suas aventuras contra os temidos ratos.

Sinceramente, acredito que se o jogo houvesse música, seria aquelas de 8-bits. Uma música foderosamente épica não combinaria com um conjunto de pixels e quadradinhos escrotos, não é mesmo?

Um dos programas que foram pensados para a criação do Tibia. Mas preferiu-se o Paint, por ser menos complicado.

Ver também[editar]

Links externos[editar]