WYSIWYG

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa

Um editor WYSIWYG (acrônimo em inglês que significa What You See Is What You Get) é um sistema que o conteúdo que você vê na edição se parece o máximo possível com o resultado final. Ou seja, o que você vê é o que você obtém.

Foi criado para que n00bs possam editar páginas e arquivos de texto sem precisar ter conhecimento sobre os códigos. Para serviços de blog como WordPress e Blogger, o editor WYSIWYG é tão merdoso que até n00bs que não entendem nada de HTML e outros códigos preferem editar através do código-fonte.

Em wikis[editar]

Wiki deveria ser o primeiro tipo de website em que um editor WYSIWYG fosse implementado, já que o propósito era que qualquer idiota pudesse editar, então, tais idiotas incluíam pessoas que não sabem porra nenhuma de wikitexto. Claro que é possível criar um artigo em uma wiki sem utilizar código, mas fica uma merda TL;DR nada interativa, afinal, a graça das wikis são os links para outros artigos, assim o leitor acaba se viciando na wiki.

De qualquer forma, editores WYSIWYG foram implementados em algumas wikis somente quando a vibe wiki passou e o pessoal já estava de saco cheio de editar wikis.

Uma das primeiras wikis a implementar essa porra para valer foi a Wikipédia, em julho de 2013.[1] Já que qualquer idiota pode editar, o objetivo era fazer a interface de edição wiki ser user-friendly,[2] para que até os editores mais causais que só aparecem para vandalizar possam editar com mais eficiência.

Infelizmente, essa porra era lenta, bugada e nada prática. Editar direto o código-fonte wiki era mais fácil e prático do que editar através dessa porcaria (não era esse o objetivo de um editor WYSIWYG? Ser mais prático e fácil?). O fracasso foi tão grande que desativaram essa merda em várias Wikipédias.[3] Ainda está ativo na Wikipédia em português, e só serve para você acidentalmente clicar em "editar" e quando ver a barrinha carregando o editor WYSIWYG rapidamente clicar em "editar código-fonte".

Atualmente, o editor WYSIWYG é usado bastante na Wikia,[4] a versão beta da Wikipédia (i.e. eles implementam coisas lá antes para ver se dá certo, se não der, foda-se, se der, vai pra Wikipédia).

A razão da Wikinet e outras wikis da Uncyclomedia não implementarem um editor WYSIWYG é porque o servidor não aguenta não queremos editores burros e preguiçosos que não se dão nem o trabalho de editar um código simples como o código wiki. Sem falar que essa porra é muito complexa e seria difícil pra caralho implementar de uma forma viável e prática em uma wiki,[5] e como o código wiki é simples, você se pergunta: vale a pena?

Referências