WhatsApp

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
WhatsApp.png

WhatsApp é um aplicativo para telefones celulares, lançado em novembro de 2009, que permite o envio de mensagens para uma pessoa, ou para um grupo de pessoas, de forma privada.

O nome WhatsApp pronuncia-se como what's up? ou, para quem sabe inglês, o que há de novo, cuzão?. Também é um trocadilho com a palavra "app" (aplicativo).

WhatsApp é uma merda.

Como pode ser uma merda, se o Mark Zuckerberg pagou 16 bilhões de dólares para ser dono dele?

—Cético que leu sobre esta merda na Wikipédia em português

Bem, vamos analisar esta afirmação, que contém uma falsidade e um non-sequitur. O fato do Zuckerberg ter comprado do WhatsApp não quer dizer que o WhatsApp era bom, quer dizer apenas que ele queria acabar com um concorrente do Cancro. E nada mais de acordo com a lógica capitalista,[1] porque, como no Cancro qualquer sugestão de nudez é censurada com truculência, as adolescentes estavam deixando de postar suas fotos peladas no Cancro e usando o WhatsApp (e também o Instagram, outra merda que foi comprada pelo Cancro pelo mesmo motivo) para postar suas melhores fotos. Então, a compra do WhatsApp foi uma jogada defensiva, porque a qualquer momento os antigos donos do WhatsApp poderiam agregar porras parecidas com uma rede social no aplicativo, e aí seria questão de dias até as adolescentes migrarem em massa do Cancro para o WhatsApp, e o Cancro iria para o lixo da história da informática, fazer companhia ao Orkut, MSN e Geocities.

E quanto ao valor, não foram 16 bilhões, foram 4 bilhões, e mais algumas ações do Cancro. Estas ações, teoricamente, valeriam 12 bilhões, mas qualquer um com o mínimo conhecimento sobre Bolsa de Valores [2] sabe que estas ações só valem 12 bilhões enquanto o Zuckerberg continuar sentado em cima delas, porque se ele tentar vender 1 bilhãozinho que seja, o valor delas já vai cair pela metade.

Mas vamos ver o que o WhatsApp faz.

Sabemos que o Whastapp é usado no Brasil para crimes como pedofilia, assaltos e tráfico de drogas. O aplicativo serve como facilitador no ambiente virtual para crimes cometidos em ambientes comuns.

—Alessandro Barreto, delegado da Patrulha Feliz no Piauí

O WhatsApp permite que um usuário com um telefone celular utilize a Internet para enviar uma mensagem para qualquer outro usuário de celular, desde que ele saiba o número (completo, tem que preceder de código do país e código da região) do outro. Esta mensagem pode ser plain text, mas também pode agregar emoticons, imagens, sons ou vídeos. Também podem ser criados grupos, então uma mensagem enviada para um grupo será recebida por todos membros do grupo.

PORRA!!!

ESTA MERDA NÃO JÁ EXISTE HÁ MAIS DE 40 ANOS???

NÃO É EXATAMENTE A MESMA MERDA QUE UM E-MAIL???

Os caras ganharam 4 bilhões de dólares, mais algumas ações do Cancro, simplesmente pegando o velho e-mail,[3] piorando, e empacotando nos celulares.

Ou seja, tudo que o WhatsApp faz, o e-mail também faz. Sem nenhuma vantagem adicional. E com várias desvantagens:

  • Se você está em qualquer lugar do mundo, você pode acessar seu e-mail usando qualquer computador. Para usar o WhatsApp, só com o seu celular (e imagina quanto custa usar a Internet pelo celular em outro país...);
  • Se o seu número de telefone muda, você perde todos os contados do WhatsApp. Você só perde o e-mail se a porra que vem depois do "arroba" fechar;
  • Depois de trinta anos lutando contra o SPAM, o e-mail tem uma tecnologia razoável de bloqueio de SPAM. No dia que os spammers filhos da puta passarem a fazer SPAM pelo WhatsApp, vai ser o fim desta porra;
  • O e-mail possui vários recursos adicionais de privacidade, por exemplo, é possível enviar e-mail para várias pessoas, mas ocultando o nome de alguns (ou todos) receptores. No WhatsApp, todo mundo fica sabendo para quem a mensagem foi enviada;
  • Os e-mails tem título, o que facilita na hora de organizar - e apagar - as várias mensagens. No WhatsApp, fica tudo zoneado;
  • O e-mail permite a criação de mailing-lists, que podem ser divulgadas e receber qualquer um interessado no tópico da lista. Um grupo do WhatsApp fica restrito aos miguxos do seu administrador;
  • Uma mensagem importante de e-mail pode ser salva no computador, ou impressa em papel. Alguém tem ideia de como se faz para salvar ou imprimir alguma porra de celular?

Pois é, caro leitor da Wikinet. Já disseram que nunca ninguém perdeu dinheiro subestimando a inteligência alheia, e os caras do WhatsApp merecem uma medalha por isto.

Ver também

Referências

  1. Uma vez perguntaram ao dono do McDonald's o que ele faria se o seu concorrente estivesse se afogando. "Pegava uma mangueira para jogar água na boca dele."
  2. Porra, taí um artigo que falta, explicar o que é Bolsa de Valores usando metáforas. Afinal, hoje em dia tudo que se faz de importante na Bolsa de Valores é através da Internet.
  3. Inventado em 1972 por Ray Tomlinson.