Wikinet:Manual de como escrever um artigo para a Wikinet

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho:
WN:M
Wikinet logo.png Esta página faz parte das políticas da Wikinet.

ATENÇÃO: Leia o artigo lulz para saber o que isso significa.

Esta página serve para atender a todos os novatos que ainda tem dúvidas sobre como escrever algo rezoável na Wikinet. Estamos supondo que você é novato, mas não é idiota, então tudo aquilo que você já aprendeu vandalizando a Wikipédia não será repetido aqui. Se você é noob em wikificação, leia Ajuda:Editar para o básico, e por favor, escreva seus artigos com uma gramática correta, nada de abreviações ou outras coisas que matem a língua portuguesa.

Conceito[editar]

Um dos conceitos mais usados na Wikinet é a "relevância com a Internet". Este conceito é utilizado apenas para podermos nos livrar de artigos sobre coisas que não ligamos como história, sociologia, esportes e a maioria das ciências, pois estas coisas são chatas e você deveria escrever sobre elas em outro lugar. O nosso objetivo é fazer humor sobre a Internet, enquanto queremos ser uma referência em português para a cultura da Internet, queremos ser uma wiki cheia de páginas de ataque que ataquem pra caralho o tema do artigo para tirar o sorriso da cara dos odiadores do tema ou de pessoas que veem isso como "trolls trollando trolls".

A Wikinet é uma wiki com humor sobre a Internet, mesmo assim, nós temos artigos sobre televisão, anime, negro, Estados Unidos, Chris Brown, e você deve estar pensando, como que nós temos estes artigos se só pode ter humor sobre a Internet, certo? Bem, televisão, anime e Chris Brown são exemplos de temas muito discutidos na Internet. Existem mais de 8000 fãs de determinado anime e de determinado programa de TV, e fãs do Chris Brown. Já negro é um exemplo de um tipo de usuário muito comum na Internet, e estadunidense também, além disso, os Estados Unidos é muito presente na história da Internet.

O objetivo da Wikinet é explicar temas da cultura da Internet com bom humor. É claro que tem que ter humor no artigo, mas o mais importante é que haja fatos, que o artigo informe a pessoa que está lendo sobre o assunto, se você fazer um artigo explicando algo e ele não estiver engraçado, não se preocupe, ele ainda é válido, só precisa de uma pitada de bom humor. O que não se deve fazer: fugir do assunto, criar histórias nonsenses e encher de xingamentos sem fundamentos.

Como ser relevante com a Internet?[editar]

Bom, vamos ver como você vai fazer um artigo ótimo aqui na Wikinet.

Artigo[editar]

Se você estiver escrevendo um artigo cheio de palavrões pesados e piadas pornográficas enquanto ataca duramente o tema do artigo, você está no caminho certo! Apenas lembre-se de usar argumentos para falar mal pra caralho do tema do artigo, se não ele virará um amontoado de palavrões sem graça nem sentido que não passarão de um desabafo, ou seja, iria virar um Desce a Letra estilo wiki. Se você continuar assim, com certeza o seu artigo será muito lulzy e será reconhecido aqui na Wikinet. Artigos sérios ou que falem bem do tema do artigo ou ainda que sejam nonsense nós não gostamos pois não é lulzy e há muitas outras wikis para você escrever coisas assim.

Versão curta: Para ter um bom artigo, dê links para sites relacionados ao assunto, então zombe disso, ninguém vai clicar no link mesmo, é só para encher linguiça. Cite memes da Internet, sites em seu artigo, ridicularizando ao máximo possível xingando com xingamentos que pelo menos façam sentido. Coloque vídeos do YouTube, ninguém vai ver os vídeos mesmo, é só para encher o artigo, para não poluir muito o visual da página, existe a Predefinição:Fv, assim você poderá colocar vários vídeos do YouTube em apenas um quadro.

Existem diversas piadas que podem ser usadas incluindo, memes da Internet, por exemplo, você poderia colocar num artigo sobre uma criança uma foto do Pedobear e fazer uma piada sobre a relação entre pedofilia e a criança. Claro que não é necessário ficar fazendo piadas que incluam a Internet o tempo todo, para isto existe o xingamento, você pode xingar o artigo, mas um xingamento relevante, não uma viagem total, aqui não é a Malucopédia, que fica dizendo que o cara da o cu e ainda vê graça nisso.

Lembre-se de enriquecer o artigo com imagens, aprenda a fazer direito em Ajuda:Imagens.

Agora, vamos ás seções, explicando detalhadamente cada detalhe do artigo.

Imagens[editar]

Sempre tenha certeza de colocar uma enorme galeria de imagens para ocupar espaço em seu artigo. Isso será muito útil especialmente se você for um babaca que não consegue nem xingar o tema do artigo com piadas de quinta série sobre gordices/negrices/etc. Isso fará com que o leitor não perceba caso seu artigo seja uma merdinha e se concentre nas imagens. Um artigo bem ilustrado é um ótimo artigo. Apenas lembre-se de usar imagens que tenham relação com o tema do artigo, de preferência use imagens lulzy, montagens wins sobre o tema do artigo, screenshots, e no final, sempre adicione uma descrição hilária para ela.

Ligações internas[editar]

Lembre-se sempre de por links hilários por trás de certas informações em seus artigos, pois isso é extremamente engraçado e fará o leitor rir pra caralho.

Exemplo: Este parágrafo.

Ligações externas[editar]

Ninguém irá clicar nestas ligações, mas, para fazer seu artigo ser relevante com a Internet, adicione uma seção no final do artigo com vários links daoras em seu artigo, assim o leitor achará que seu artigo é bastante relevante com a Internet. Lembre-se de por links lulzy, quanto mais lulz tiver por trás de seus links, melhor ficará.

Também adicione bastante links no corpo do artigo, para "provar" as afirmações lulzy que você dará. Por exemplo, você afirma que o X escreveu uma carta pedindo para que o Y faça Z, então coloque uma ligação externa da tal carta ou de algo que prove isso. Quanto mais links tiver no corpo do artigo, melhor ficará o seu artigo.

Vídeos[editar]

Sim, vídeos! Adicione uma porrada de vídeos do YouTube que tenham relação com seu artigo, isso dará mais relevância com a Internet para o artigo! Claro que ninguém vai ver os vídeos mesmo, mas certifique-se de que são vídeos lulzy.

Dicas básicas de humor[editar]

  • Nonsense - tente não fazer humor nonsense, ou seja, não viaje, não relacione coisas nada a ver com o assunto principal do artigo, não invente muita coisa, se você inventar algo muito exagerado, o artigo parecerá mais uma história fantasiosa do que um artigo humorístico e informativo. Não quer dizer que você não possa dizer algo como fulano de tal veio de outro planeta, claro que pode, mas não dedique duas seções de merda em algo que perderá a graça na primeira linha.
  • Palavrão - os palavrões podem ser considerados a maior fonte de humor de todas porra, mas eles perdem a graça caralho, não nos artigos porra, e sim, na merda da vida da pessoa, quando somos crianças de bosta, achamos os palavrões bem fodas, e rimos pra caralho com eles, mas depois que viramos adultos escrotos, não vemos mais graça nessa porra. Parando com a ironia, isso significa que os palavrões podem ser e não ser engraçados, mas isso não impede que nós não os utilize bstante, porque é inevitável: sempre tem um babaca para rir dos palavrões. A única dica que fica é: use eles corretamente. Não use os palavrões apenas para ficar xingando, use eles de uma maneira moderada que se encaixe e soe bem na frase. Lembre-se de que não estamos aqui para divertir adolescentes, estamos aqui para documentar a cultura da Internet de uma forma satírica.
  • Ofensas - não dedique o seu artigo a ofensas sem graças ao tema. Não estamos aqui para divertir adolescentes, o que você pode fazer é pegar um fato e usá-lo como base para uma ofensa que, de certa forma, é verdade. Ou seja, aponte todos os podres do seu artigo e abuse dos mesmos, mas não use xingamentos sem razão.
  • Listas - não faça listas de pessoas aleatórias. Isso não é engraçado, a menos que tenha relevância com o artigo. Se esse for o caso, então a lista será usada para o lado informativo.
  • Malucopédia - antes de criar ou expandir um artigo na Wikinet, leia alguns dos artigos em destaque da Malucopédia, depois, tente fazer exatamente o oposto do que você leu na Malucopédia no artigo que você for criar ou expandir na Wikinet. Com certeza vai ficar engraçado, essa dica é infalível.

Para descíclopes[editar]

Esta seção é para você, que é descíclope e quer editar aqui, aprender a fazer artigos bons no estilo da Wikinet e não artigos recriados da Desciclopédia:

  • Não crie a Predefinição:Você quis dizer;
  • Não crie predefinições inúteis como "{{PAGENAME}} é macho" ou "{{PAGENAME}} é gay" ou coisas do gênero;
  • Não crie predefinições de navegação inúteis (coisas que não reunam mais de 10 artigos);
  • Não crie categorias inúteis;
  • Não fique usando a predefinição:citação 20 vezes por página;
  • Se for usar a predefinição:citação, coloque um quote real (de preferência, com fonte), não algo inventado;
  • Não pense que todos os seus sonhos se tornarão realidade só porque a predefinição:citação existe;
  • Não use as piadas estilo Desciclopédia e nem as piadas internas, já foi dito acima;
  • E o mais importante: não tente transformar a Wikinet em outra Otakupédia (ou melhor dizendo: outro site cheio de artigos de fandom).

Para wikipedistas[editar]

  • Não crie ligações para temas não relacionados à Internet;
  • Não crie uma ligação para um tema que possa algum dia eventualmente ter ligação com a Internet, seja pela quantidade de sites que falam do assunto ou por haver vários videos do YouTube. Nestes casos, use a predefinição:ifexist;
  • Não traduza os termos técnicos quando todo mundo usa a palavra em inglês (tipo site, e-mail, videogame, etc);
  • Não perca muito tempo explicando o que todo mundo sabe. A Wikipédia trata o leitor de cada artigo como um idiota total, por exemplo, o artigo sobre Sócrates começa com Sócrates (...) foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental (...). Parta do princípio que o leitor já sabe disso, e está aqui para saber o que Sócrates tem a ver com a Internet (por enquanto, nada, logo, não existe um artigo sobre Sócrates);
  • Não perca tempo referenciando o que todo mundo já sabe. Porém, caso faça uma afirmativa que vai contra o conhecimento geral - e que represente uma opinião minoritária - considere colocar uma nota de rodapé ou referência. Por exemplo, em um artigo sobre o Nero (software), depois do óbvio este software faz referência ao imperador romano Nero que, segundo seus detratores, queimou Roma (ROM), seria interessante colocar uma referência e explicar porque é segundo seus detratores e não como todo mundo sabe.