Wikinet:Políticas

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Wikinet logo.png Esta página faz parte das políticas da Wikinet.
Atalho:
WN:P

Bem-vindo à Wikinet. Antes de mais nada, você conhece a Encyclopedia Dramatica? Se sim, a Wikinet pretende chegar o mais próximo possível de uma ED em língua portuguesa, mas isso não significa que nós somos um copicola da mesma, temos nosso estilo. Se você não conhece a ED, então deixe-me explicar o que a Wikinet é.

A Wikinet, como o próprio nome já diz (wiki + Internet = Wikinet), é uma wiki sobre a Internet. Nosso objetivo principal é o lulz, ou seja, a Wikinet pretende ser uma wiki que arquiva todos as coisas acontecendo na Internet, como eventos, memes, websites, internetês, jogos, fenômenos, fandoms e muitas outras coisas. Mas nós fazemos isso em uma linguagem satírica e com lulz, pois seria muito sem graça criar um Know Your Meme brasileiro.

Wikinet não é apenas mais uma Desciclopédia ou Malucopédia, estamos aqui para documentar coisas da Internet, mas nós fazemos isso com um humor satírico e lulz. Nós nos baseamos em fatos, nós não fazemos piadas, nós explicamos o assunto do artigo satiricamente. Leia alguns artigos desenvolvidos da Wikinet e você logo pegará o nosso estilo de humor e começará a fazer ótimos artigos.

Nós não estamos aqui para recriar o conteúdo de outras wikis que visam apenas o humor. Nós queremos humor sobre a Internet. Queremos ser a referência brasileira sobre a cultura da Internet.

Aqui uma lista de páginas contendo políticas e conceitos filosóficos da wiki:

Artigos não aceitos[editar]

  • Pessoas esquecidas pelas pessoas normais;
  • lugares dos quais ninguém ouviu falar;
  • coisas reais que não tem absolutamente nada a ver com a Internet;
  • programas de televisão (seriados, filmes, desenhos, animes, etc) sem nenhuma fanbase ou memes notáveis na Internet;
  • personagens de programas dos quais ninguém se importa e não são memes;
  • seu vizinho;
  • personalidades da Internet sem nenhuma relevância (isto é, aquele idiota que xingou seu vídeo no YouTube e não tem nem 1000 visualizações de canal);
  • artigos retratando a literatura francesa do século XVII que não tem absolutamente porra nenhuma a ver com a Internet nem com nada.

No geral, um artigo sem relevância com a Internet tem que ser verdadeiramente engraçado para ficar. Há coisas que não são diretamente ligadas com a Internet mas tem certa relevância, como fandoms, mas não crie artigos sobre os personagens de sua série, anime ou seriado favorito (a menos que eles sejam memes). Se tais shows tem uma página própria na Wikinet, edite-a, se não tem e você acha que deveria ter, crie-a e coloque todas as informações relevantes no artigo, mas escreva de uma maneira satírica e engraçada. Se tiver dúvidas sobre isso, peça auxílio no portal comunitário.

Se você criar um artigo sem relação com a Internet, não se preocupe, você não será banido e seu artigo não será apagado. Se o seu artigo for pequeno, ruim e sem graça, ele será movido para Usuário:Seu nome de usuário/Título do artigo, assim você não perde o código-fonte. Se isso te acontecer, edite o artigo no seu próprio espaço de usuário para melhorá-lo, e quem sabe, no futuro, ele poderá voltar ao domínio principal.

E lembre-se: não fuja do assunto do artigo. Não faça humor "nonsense", prefira criar uma porra séria e sem graça a começar a falar que o QuickTime Player foi criado por alienígenas em 1827 quando a Lua resolveu parar de existir depois de uma catástrofe causado por macacos desenvolvidos em laboratórios químicos depois que o PETA resolveu protestar e virar uma maçã através do teletransporte de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Mas por favor, isso não significa que você pode fazer artigos completamente sérios, não faço algo totalmente sem graça. Com um mínimo de senso de humor você pode fazer um artigo sobre um assunto chato ser interessante de se ler.

Artigos aceitos[editar]

  • Websites (mas posso criar um artigo sobre meu site? nem sempre);
  • eventos lulzísticos (não apenas da Internet, exemplo: Copa do Mundo de 2010);
  • celebridades da Internet;
  • celebridades da vida real com alguma relevância na Internet;
  • memes e outros tipos de fenômenos da Internet;
  • internetês;
  • informática;
  • jogos, especialmente jogos online;
  • cultura pop (música, seriados, filmes, desenhos, animes, etc) relevantes que tem alguma relação com a Internet e fandom.

Lembre-se: não faça humor nonsense. É recomendado que você entenda sobre o assunto do artigo, e que explique o mesmo com lulz e uma linguagem satírica (ou seja, algo como "explicar zoando"). ATENÇÃO: com lulz, não queremos que você fale bem do tema do artigo, queremos que você retire lulz do mesmo, se você não souber fazer isso, escreva imparcialmente então.

Artigos marginalmente aceitos[editar]

Entre os artigos que se encaixam de forma óbvia em artigos aceitos e artigos não aceitos, existe uma vasta área nebulosa. Por exemplo, eu posso escrever um artigo sobre alguma prática sexual, sobre um país ou cidade, sobre algum evento histórico ou coisas semelhantes? Este tema pode, até mesmo, aparecer em destaque nas páginas pedidas, então, se o item está lá, é porque é importante, não é?

Bem, nem sempre. No entanto, se for absolutamente necessário escrever sobre o assunto, lembre-se de fazer com que o assunto se pareça com alguma coisa relacionada à Internet. Por exemplo, imagine que você queria desesperadamente escrever um artigo sobre hipopótamos. Não tem nada a ver com a Internet, porém, se você for procurar na Alexa, verá que, provavelmente, há uma categoria de sites sobre hipopótamos. Então, o que se pode fazer é criar o artigo "sites sobre hipopótamos", iniciar o artigo escrevendo o que você queria escrever sobre estes animais muito interessantes, e, em seguida, falar sobre os sites sobre hipopótamos da Alexa.

Para exemplos de artigos que não são diretamente relacionados à Internet, mas foram tratados de uma forma que remete à Internet, veja: 1987, Basement-dweller, Incesto, Japão, Vegetariano, Virgin Killer, etc.

Parte técnicas[editar]

Não há restrição sobre o tamanho dos artigos, um artigo pode ser pequeno de qualidade ou grande e uma merda. Mas procure não infestar essa wiki de artigos mínimos, não estamos desesperados para aumentar o contador de artigos.

Quando um artigo é pequeno ou não tem conteúdo suficiente, ele é marcado com a predefinição {{esboço}}, esta predefinição avisa ao leitor que seria muito bom se ele editasse a página e adicionasse mais conteúdo.

Quando o artigo é sem graça ou com um humor patético estilo nonsense, ele é marcado com a predefinição {{merda}}, esta predefinição avisa ao leitor que seria uma ótima ideia se ele reescrevesse completamente o artigo. Só é recomendado criar artigos com a predefinição {{merda}} se for um artigo necessário que o criador não tem conhecimento sobre.

Quando um artigo é longo mas tem pouco humor, é marcado com a predefinição {{TL;DR}}.

Quando o artigo não precisa mais ser editado (geralmente são artigos complementares), é marcado com a predefinição {{perfeito}}.

Nós, da Wikinet, não ligamos para o número de artigos. Não crie artigos apenas para aumentar o nosso número de artigos, crie artigos para documentar o assunto do artigo e tornar a Wikinet mais completa. Nessa página você verá vários artigos que precisam ser criados.

Categorias[editar]

As categorias são poucas, porque um assunto nunca pode reunir tantos artigos quanto outros. Se for criar uma categoria, por favor, leia o seguinte:

Não crie categorias que você sabe que não reunirão mais de 20 artigos
A Wikinet pretende manter o menor número possível de categorias. Claro, não vai ter 20 categorias e acabou, você pode criar categorias, mas uma que reúna tudo do mesmo tópico. Por exemplo, uma categoria chamada "Jogos", é preferível que não se crie subcategorias como jogos de ação, jogos de RPG, etc, a menos que seja necessário. E, se considerarmos a quantidade de artigos sobre jogos na Wikinet atualmente, com certeza não é.
Sinta-se à vontade para criar categorias para imagens
Nesta página se encontra todas as categorias para imagens disponíveis. Se não encontrar uma que se encaixe na imagem que você quer upar, sinta-se livre para criar uma nova, mas tenha bom senso. Não se esqueça de adicionar a [[Categoria:Imagens]] à nova categoria.
O MediaWiki quebra a página de uma categoria quando esta categoria tem mais de 200 elementos
Portanto, é bom subdividir a categoria quando este valor estiver se aproximando. Como regra geral, sempre que uma categoria tiver mais de 50 elementos, e houver 20 (ou mais) elementos da categoria que poderiam caber em uma subcategoria, seria interessante criar esta categoria.
A criação de categorias é fácil, mas a destruição de categorias é muito complicada
Portanto, na dúvida, pergunte antes de criar. Ninguém vai bani-lo se você fizer merda, mas não custa poupar o trabalho dos outros com diálogo.
Lembre-se que vários artigos ou imagens podem ser incluídos em mais de uma categoria
Porém nunca inclua em uma categoria que está implícita por outra categoria. Por exemplo, uma imagem na "Categoria:Brasil na Copa do Mundo de 2010" não deve ser categorizada também nas categorias "Categoria:Brasil", "Categoria:Esporte" ou "Categoria:2010". Porém, se esta imagem for de uma cena do "jogo" Brasil x Holanda, pode-se incluí-la na "Categoria:Violência".

Aqui a lista completa de categorias. Quando terminar seu artigo, encontre uma categoria adequada para o mesmo. As categorias que começam com um sinal de exclamação (!) são adicionadas automaticamente através de predefinições, ignore-as.

Imagens[editar]

Só é proibido carregar imagens ilegais, ou seja, imagens que violam as leis do Brasil e do Canadá. Pornografia a imagens chocantes são permitidas, mas não exagere foda-se, exagere sim, afinal, The Internet is for Porn!

Ver também[editar]