Wikinet:Redirecionamentos

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Aviso.gif Aviso:
Esta merda é um ensaio e não uma política oficial. Só que como todo mundo por aqui caga para políticas vai acabar que esta merda vai virar política oficial se ninguém opiniar
Wikinet logo.png Tópicos da Wikinet

Pilares da Wikinet

Políticas

Outras páginas

Redirecionamentos, nas wikis, são uma forma de fazer várias expressões levarem ao mesmo artigo. Por exemplo, não faz sentido ter um artigo para uma porra como Copa do Mundo de 2010, outro para Copa do mundo de 2010 e um terceiro para Copa do Mundo da África do Sul. Se estas três expressões querem dizer a mesma merda, então basta ter artigo para uma delas, e fazer as outras serem redirecionamentos.

Mas acho que todo mundo já sabe disso. Afinal, os editores que aparecem por aqui tem uma larga experiência fazendo merda na Wikipédia em português ou na Desciclopédia, então precisamos dar alguns avisos amigáveis para que não aconteça aqui as merdas que acontecem nestas outras wikis.

Usuários da Wikipédia em português acham que tudo que é vermelho é para ser tirado.

Um usuário normal da Wikipédia em português se acostumou a ter horror ao vermelho. Tirar o vermelho é quase uma obsessão. Então, se este usuário pega um artigo que fala, digamos, de espancamento de mulheres, a sua reação natural é azular o link através de um redirecionamento, ou seja, ele vai editar o artigo "espancamento de mulheres" e escrever

#REDIRECT [[Chris Brown]]

Não faça isto.

Um redirecionamento deve ser usado, apenas, no caso de sinônimos, ou no caso de dois artigos que seriam praticamente iguais. Quando existe potencial para que um tópico seja desenvolvido em um artigo próprio, então criar um redirecionamento atrapalha quem quer editar a wiki, por dois motivos básicos:

  1. é enganar o leitor, que espera encontrar um artigo sobre o assunto, e tem que procurar o que outro artigo tem sobre o que ele quer
  2. é enganar o contador das Páginas Pedidas, pois fica parecendo que o artigo foi criado, quando não foi.

Se um artigo tem potencial para ser escrito, então este artigo será escrito algum dia, nem que leve dez anos até alguém resolver se dispor a escrever esta merda.

Mas, dirá o wikipedista, é para deixar uma porrada de links vermelhos em todos artigos?

Felizmente, existem várias formas simples de contornar isto. A nossa sugestão (ou, melhor dizendo, a sugestão do idiota que escreveu esta porra) é usar a predefinição {{primeiro artigo}}.

No exemplo do espancamento de mulheres, ficaria assim:

[[{{primeiro artigo|espancamento de mulheres|Chris Brown}}|espancamento de mulheres]]

Obviamente, a partir do momento que exista um artigo espancamento de mulheres, o certo é haver redirecionamentos em espancar mulheres, enfiar porrada em depósitos, encher a baranga de porrada, educar a esposa e outras expressões que são sinônimos.