Wikinet:Relevância com a Internet

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Wikinet logo.png Tópicos da Wikinet

Pilares da Wikinet

Políticas

Outras páginas

O primeiro pilar da Wikinet é a relação com a Internet. Nesta página, vamos discorrer um pouco a respeito desse tema.

Enciclopédia

A Wikinet é uma enciclopédia de humor sobre a Internet. Ou seja, é necessário que, para um artigo existir em nosso acervo, ele tenha alguma relação com a Internet. Não estamos aqui para recriar conteúdo da Wikipédia e Desciclopédia, temos nosso foco em cultura de Internet - assunto esse que é escasso nas wikis mencionadas.

Hoje em dia, tudo é capaz de ter alguma relevância com a Internet, mas dependerá bastante da forma que você redigir seu artigo. Além de seguir os três pilares (relevância, verificabilidade e lulz), é de extrema importância que, em caso de artigos não totalmente relacionados com a Internet, você insira em seu artigo:

  • links e/ou vídeos, de preferência lulzy, sobre o tópico em questão - isso mostra a relevância com a Internet que o tema do artigo tem;
  • putaria, se for sobre algo relacionado a desenho, anime, etc, rule 34 - porque the Internet is for porn.

Agora, iremos falar dos artigos mais comuns encontrados na Wikinet.

Artigos sobre temas específicos

Caso A: artigos relacionados a Internet e informática

Atualmente em nosso acervo, temos tópicos sobre a Internet, história da Internet, cultura da Internet, informática e história da informática. Esses artigos são marginalmente aceitos, o que significa que não há dúvidas que uma enciclopédia que pretende abordar a Internet deva ter tais artigos.

Mas dependendo da sua abordagem, um artigo que seria importante pode se tornar irrelevante. O artigo não pode ser sério, mas ao mesmo tempo, não pode ser nonsense e bobo a ponto de desviar do tópico em questão. Favor, leia Wikinet:Lulz para mais informações a respeito disso.

Websites

Temos muito artigos sobre sites. Muitos deles foram escritos com base nos top ranking do Alexa. Exemplos: تارنماهای مفید ایرانی e Children of the New Earth. Esses artigos são aceitos pois são sobre os sites mais importantes de cada tópico e país, de acordo com o Alexa. Isso faz o artigo ter relevância. Veja que cada artigo foi escrito de uma forma porra louca utilizando nudes ou putaria como metáfora, fazendo o artigo ter lulz, e tais artigos também contém links não só para os sites, para suas posições no Alexia, tendo assim a devida verificabilidade.

Não crie artigos sobre seu site, pois se o fizer, ele não será eliminado, mas acontecerá isto com ele. Ver Wikinet:Posso criar um artigo sobre o meu site? para mais informações.

Também temos bastante artigos sobre wikis e chans, partes importantes da cultura da Internet. Estes artigos são aceitos, mas por favor, evite, no caso de chans, fazer artigos assim:

Burrochan é um chan localizado em www.burrochan.com

Se for fazer um artigo sobre um chan, favor ter o trabalho de frequentá-lo, pegar uma imagem de lá para ilustrar o artigo, pegar exemplos do posts (se o chan for internacional, use o Google Tradutor e tente decifrar), tentar inserir informações sobre o chan como a data da fundação, quem são os donos/mods, o que rola em cada board (não uma lista genérica de boards sem descrição), etc. Exemplos de artigos feitos nesses moldes: 02ch.in e Apachan.

No passado, foi criado muitos artigos mínimos sobre chans que não eram relevantes nem lulz. Se está totalmente sem ideias para escrever sobre um chan em questão mas quer depositá-lo aqui para não esquecer depois, insira em algum anexo:lista com as informações mais básicas (nome, link, país, status, ano da fundação, etc), para isso servem os anexos.

Memes

Memes são a lenha que alimentava a Wikinet inicialmente. Muitos memes não eram relevantes o suficiente para terem artigo na Wikipédia, e seus artigos na Desciclopédia (quando tinham) não explicavam nada a respeito do meme - normal, pois o propósito da DP é somente zoar, não documentar.

Artigos sobre memes são essenciais para a Wikinet, pois não há nenhum website na Internet decente que documente memes de forma organizada e histórica. Sejam memes antigos, memes atuais, memes forçados, todos eles devem ser parte de nosso acervo. Entenda que meme, para a Wikinet, é qualquer ideia que se reproduz, pois esse é o conceito original de meme. Por isso, desde Forever Alone até Boobs are not funny são considerados memes para nós.

Artigos sobre memes baseados em imagem (como os encontrados em chans) também devem incluir bastante picas para mostrar as várias variações que tal meme produz e servir como um arquivo histórico da Internet sobre o mesmo.

Subcelebridades da Internet

É nessa parte que devemos discutir critérios de notoriedade

De todos os itens dessa lista, esse deve ser o que mais precisa ter verificabilidade. Se você não consegue encontrar nada a respeito dessa pessoa na Internet, é porque essa pessoa não existe.[1]

Subecelebridades que possuem artigos aqui incluem: youtubbers, channers e wikipedistas.

No caso de youtubbers, vale bastante seu bom senso. Ninguém se importa com aquele youtubber aleatório que faz um vlog sobre seu dia a dia no Canadá ou aquela vadia que dá dicas de como se maquiar. Mas, no entanto, existem vários youtubbers de grande porte que geram bastante drama na Internet que, dependendo do caso, vale a pena documentar.

Channers é outro caso. Por favor, não use a Wikinet para simplesmente depositar os dados de algum channer aleatório que ninguém se importa. Ninguém fará nada com esses dados, o máximo que farão é mandar um trote. Use outros sites para esses fins.

E por fim, artigos sobre wikipedistas. A Wikipédia, sendo uma wiki, tem tudo arquivado, ou seja, na hora de fazer artigos documentando wikipedistas, você tem a seu dispor várias fontes para tornar verificável suas afirmações. Não aceitamos páginas de ataques baratas a wikipedistas, apenas documente a relevância de tais wikipedistas para a própria Wikipédia. Exemplos: Albmont, Eamaral e Lechatjaune. Nenhum desses artigos ataca os usuários, somente documentam sua participação na wiki com humor e uma linguagem satírica.

Caso B: artigos não diretamente relacionados à Internet

Há muitos tópicos que não têm uma conexão direta com a Internet, mas possuem artigos porque tem muitos afluentes ou porque é importante explicar alguma coisa. Ou simplesmente porque alguém estava a fim de zoar e criou o artigo.

Video game

Video games, em alguns casos, são A, quando são jogados exclusivamente online ou possuem uma grande fanbase relevante na Internet. Aceitamos artigos sobre franquias e consoles antigos também, mas novamente, tudo depende da sua abordagem.

Querendo ou não, artigos sobre jogos vão estar fadados a conterem descrições longas e chatas de como funciona e o que acontece no jogo. É nesses casos que você precisa adicionar o máximo de lulz em suas descrições, dando exemplos de jogadores retardados e butthurt, bem como de fanboys autistas. É importante inserir vídeos e bastante rule 34 para tornar o artigo relevante, como em Dota 2.

Exemplos de artigos longos sobre jogos escritos por fanboys dos mesmos: League of Legends, Minecraft, Team Fortress 2 e Dark Souls.

Tente não pender para o nonsense quando for documentar assuntos de video games, e qualquer link e vídeo lulz que encontrar ajudará a manter seu artigo relevante. E novamente, INSIRA BASTANTE RULE 34.

Televisão e cinema

Filmes, seriados, desenhos, anime, novelas, programas de TV, tudo isso cai na categoria de artigos sobre a mídia televisiva e cinema.

Em alguns casos, a série em questão gerou vários memes na Internet, se for assim, esse deve ser o foco principal do artigo, mas não quer dizer que não posso conter uma sinopse, descrição sobre a série, personagens, etc. Por exemplo, o artigo Azumanga Daioh explica sobre o memes que o anime originou, bem como uma explicação porra louca do que rola no anime. O artigo Frozen, apesar de não explicar sua relevância com a Internet, contém uma sinopse bem porra louca sobre o que acontece no filme. Em ambos os casos, há rule 34 em abundância.

Existem muitos sites dedicados a fazer sinopses de séries, a própria Desciclopédia já faz isso, então obviamente que uma sinopse séria seria extremamente sem graça, enquanto que um artigo que não passa de uma sinopse zoada seria redundante. Por isso, é importante manter o equilíbrio. É obrigatório que toda descrição genérica sobre personagens e sinopse que acontecem no contexto de uma série sejam porra loucas, enquanto que a parte que explica sua relevância com a Internet mantenha o padrão de documentar as coisas usando lulz.

Vale notar que muitas séries têm fanboys que quase sempre são retardados e geram algum drama que pode facilmente ser encontrado na Internet.

Países e lugares

Temos vários artigos sobre países. Alguns mínimos, outros interessantes, outros não tão bons assim, outros sem conteúdo nenhum, outros com potencial... Enfim, a lista é uma zona, pois há artigos de países escritos das mais várias formas: contando suas histórias, contando sobre sua relevância com a Internet, etc. Normalmente, enciclopédias tem uma maneira padronizada de escrever artigos sobre países, mas ainda não chegamos lá.

Além da atuação do país com relação a Internet (falar dos sites principais do país e de como os internautas do país se portam, bem como os memes e chans relevantes por lá), os tópicos didáticos a respeito do país (história, cultura, população, geografia, etc) devem ser feitos utilizando o máximo de porra louquisse e lulz possíveis, evitando inserir informações falsas (especulações e coisas ditas na Internet podem ser inseridas, só queremos evitar que o artigo tome o rumo do nonsense).

Um exemplo de artigo que documenta fatos históricos e relevantes (com ênfase nos que são lulz) de um país é Holanda, o artigo apenas carece do contexto da Holanda na Internet.

E logicamente que, em artigos de países, deve ser inserido algumas gostosas de tal país no artigo, como no caso de Argentina.

Celebridades

Artigos sobre celebridades (atores, artistas musicais, apresentadores, etc) são uma área nebulosa, tudo depende muito do quão relevante são.

Hoje em dia, tudo causa drama na Internet, então a maioria dos artistas populares deverão ter páginas aqui, como Pabllo Vittar e Anitta, pois sua presença na Interwebz não é algo a se ignorar.

Temos artigos sobre artistas de décadas atrás também, como Lady Gaga, Rihanna e Avril Lavigne. Como essas artistas já estão obsoletas, dificilmente seus artigos irão evoluir.

Muitas bandas e artistas já foram zoadas por toda mídia existente, sejam wikis, blogs, programas de TV, todo mundo já tirou onda com Michael Jackson e Britney Spears, por isso, seria redundante fazermos também. A recomendação para artigos de artistas é a mesma para a de países: manter seus artigos verídicos e documentar o lulz e drama que eles causaram, principalmente no contexto da Interwebz, bem como manter a linguagem porra louca, sendo informativo e engraçado.

Artistas antigos pra caralho (Frank Sinatra, Raul Seixas, fodendo James Brown, por exemplo) são os que mais requerem cuidado na hora de se escrever sobre eles, pois em suas épocas nem existia Interwebz, quem dirá cultura da mesma.

Política e religião

Esses são assuntos bastante discutidos na Internet que geram muito lulz e drama. Se incluir links do que as pessoas falam a respeito desses assuntos na Internet - e o que não falta é links para isso - o artigo é relevante sim.

O importante é manter a imparcialidade ao falar desses tópicos polêmicos, e com isso, queremos dizer que tudo tem que ser esculachado, toda ideologia, todo sistema social, toda figura religiosa precisa ser esculachada, mas é importante conter links para as afirmações mais polêmicas, sendo a Wikinet um acervo que documenta as coisas que as pessoas dizem na Internet sobre determinados assuntos.

Caso C: Coisas que não tem nada a ver com a Internet...

...Mas que ainda podem ter relação com a Internet. Não é encorajada a criação desses artigos, mas sinta-se livre para fazê-los, principalmente se tiverem afluentes.

Temas genéricos

Coisas como mulher, homem, gato, cachorro, sexo, gay, etc, tudo isso pode ter sua relevância com a Internet, se for mantido o lulz e a verificabilidade.

Coisas IRL

Carro, fogão, cozinha, etc.

Conceitos

São ideias fundamentais para se entender a Internet, ou para entender o que se passa na cabeça das pessoas doentes que fazem da Internet um lugar rico e agradável de se visitar. Exemplos: BALEETED, Mentira, Pornografia, Suicídio, Sexualidade humana, IM, Gay porn, NSFW, 01100010 01101001 01101110 01100001 01110010 01101001 01101111 e World Wide Web.

Ver também

Referências

  1. Perfis em redes sociais ou alguma página ocasional rara que venha a mencionar a pessoa não contam.