Wikinet:Verificabilidade

De Wikinet
Ir para: navegação, pesquisa
Wikinet logo.png Tópicos da Wikinet

Pilares da Wikinet

Políticas

Outras páginas

Atalho:
WN:V

A verificabilidade é o terceiro pilar da Wikinet e o que faz com que os artigos tenham propósito e relevância, e não apenas um monte de merda aleatória cagada por algum editor entediado.

A verificabilidade da Wikinet não é chata como a da Wikipédia, pois estamos cagando e andando se as fontes inseridas no artigo são fiáveis, primárias, secundárias ou o caralho a quatro. Parta do princípio de que tudo o que está escrito na Internet é verdade.

Nem todo o seu artigo precisa ter fontes. Não perca tempo referenciando o que todo mundo já sabe. Porém, caso faça uma afirmativa que vai contra o conhecimento geral - e que represente uma opinião minoritária - considere colocar uma nota de rodapé ou referência. Por exemplo, em um artigo sobre o Nero (software), depois do óbvio este software faz referência ao imperador romano Nero que, segundo seus detratores, queimou Roma (ROM), seria interessante colocar uma referência e explicar porque é segundo seus detratores e não como todo mundo sabe.

  • Isto é bem importante, porque muitas vezes a pessoa escreve alguma bobagem no artigo, que ela ouviu de algum lugar (ex: Jesus era maconheiro) e esquece que, quase certamente, tem algum site porra louca que tem esta afirmação (neste caso, tem: ver Jesus). E, obviamente, fica muito mais engraçado um artigo cheio de informações absurdas, mas cada uma delas referenciada por fontes fiáveis;
  • Além, obviamente, de tirar o nosso cu da reta: se você escreve alguma coisa como todo homem é um estuprador, poderia tomar processo, mas se você coloca Fulana disse que todo homem é estuprador, você está apenas citando uma fonte (ver: Feminazi). Claro que nenhum homem vai processar por causa disto, mas você deve imaginar que grupos mimizentos adoram processar por opinião.

TL;DR: use fontes lulzy.

Ver também[editar]